Operação PRF: 140 acidentes com 62 feridos e 11 mortes
Ascom PRF
30/06/2014 -

 A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe mobilizou todo seu efetivo, incluindo policiais da Sede administrativa, além de policiais de outros estados para garantir a segurança da população que transitou pelas rodovias federais em busca das festas e atrações nos diversos municípios do interior, bem como da capital.

Este ano, chamaram atenção da PRF, sobretudo, os eventos realizados nos municípios de Itaporanga D'Ajuda, Rosário do Catete, Capela, Frei Paulo, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju. Para esses municípios a PRF aumentou a fiscalização, dando maior enfoque no enfrentamento da alcoolemia na direção. Os números da operação entre 01 e 29/06/2014: acidentes,140; feridos, 62; mortos, 11; autuações por embriaguez,62; detidos por embriaguez,14. No mesmo período de 2013, nós tivemos: acidentes, 137; feridos, 67; mortos, 10; autuações por embriaguez, 62; detidos por embriaguez, 3.

No comparativo 2014 x 2013, a PRF registrou aumento de 2,2% no número de acidentes; redução de 7,46% no número de feridos; aumento de 10% no número de mortos; estabilidade (0%) no número de autuações por embriaguez; aumento de 366% no número de detenções por embriaguez.

É imperioso registrar que no mesmo período, a frota nacional aumentou em 6,77% (Fonte: Denatran) e que este ano, as festividades do mês de junho foram potencializadas pela Copa do Mundo de futebol que incrementou o calendário de feriados e de festividades envolvendo o consumo de bebidas alcoólicas.

Dessa forma, a PRF avalia como satisfatórios os resultados da Operação Fetas Juninas 2014, na medida em que faz questão de registrar que tem notado uma mudança de comportamento positiva dos condutores de veículos quando seus policiais perceberam muitos motoristas conscientes entregando a direção de veículo a pessoas que não haviam ingerido bebida alcoólica e, em muitos casos, contratando motoristas particulares para se deslocar aos locais dos eventos.