A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju desmentiram a informação da existência de um surto de meningite bacteriana no estado. Nos últimos dias, mensagens e áudios espalhados pelo aplicativo ‘Whatsapp’ informavam que pacientes de dois hospitais particulares da capital teriam apresentado a doença e que um homem de 34 anos teria falecido.
Nesta segunda-feira, dia 08, a SMS e a SES desmentiram os boatos. A SES revelou que logo após disseminação dos boatos, entrou em contato com as unidades hospitalares privadas constatando que não há casos notificados nem confirmados de pacientes com a doença.
Já a SMS enfatizou que todo caso suspeito de meningite deve ser notificado junto à vigilância epidemiológica, para que as medidas de controle sejam adotadas e orientou que a população mantenha os ambientes domiciliares e ocupacionais arejados.
Já existem vacinas para alguns tipos de meningite.
Prevenção
Para se prevenir da doença, alguns cuidados devem ser redobrados. Febre alta, rigidez na nuca, constante dor de cabeça, vômito e, dependendo do caso, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo, são alguns sintomas que podem indicar a doença.