Segurança pública, assistência médica, vigilância e logística foram alguns dos principiais assuntos tratados nesta sexta-feira, 13, em uma reunião que contou com representantes de diversas secretarias e órgãos que trabalharão no Forró Caju 2014. O encontro, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal, coordenado pelo presidente da Fundação Cultural Cidades de Aracaju (Funcaju), Manoel Viana, teve como objetivo determinar os ajustes finais para o evento que começa na próxima quarta-feira, 18.
Na parte de segurança, a Polícia Civil garantiu a presença de um delegado e quatro agentes dentro da área do Forró Caju, durante os 12 dias de evento, sempre a partir das 20h. Já a Polícia Militar fará a segurança externa da festa, disponibilizando 40 policiais, divididos em seis viaturas e três grupos de cavalaria. O Corpo de Bombeiros participará com sete militares por dia, um caminhão de incêndio e uma viatura de busca e salvamento. O restante da segurança do evento ficará sob o comando da Guarda Municipal e de empresas particulares que serão contratadas.
Em relação ao setor de alimentação, serão 14 bares distribuídos ao longo do espaço do evento e uma praça de alimentação que contará com sete estabelecimentos. Além disso, haverá quatro ilhas de cinco isopores para a venda de bebidas espalhadas pelo local. "Este ano, a área do Forró Caju foi aumentada buscando maior conforto para a população. Com isso, foram ajustadas a quantidade de saídas de emergências e realocados algumas instalações", explicou o diretor de eventos da Funcaju, José Emídio Cunha.
Na reunião foi ressaltado ainda que todos os vendedores ambulantes cadastrados terão crachás para facilitar a identificação, assim como os catadores, que receberão camisetas do evento. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Ensurb) vai disponibilizar equipes em dois turnos, com 60 pessoas em cada. Já o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), colocará duas ambulâncias a serviço do Forró Caju e 12 leitos no posto de atendimento do local, que será gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Também foram decididas questões referentes à vigilância sanitária, direito do consumidor, atendimento a menores de idade, logística de equipamentos e pessoal, trânsito entre outros. Graças a parceria e cooperação de todas as entidades, o evento está quase pronto para começar.
Participaram da reunião representantes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Secretaria de Comunicação (Secom) e Cerimonial.