O município de Pacatuba, distante 116 quilômetros da capital, está em festa. Hoje, dia 25 de novembro, a comunidade completa 61 anos de Emancipação Política. Para a data festiva, a Prefeitura municipal organizou uma série de eventos alusivos ao dia, entre eles o hasteamento da bandeira e desfile cívico pelas ruas da cidade, com a participação de alunos da rede municipal de ensino.
Desde o começo do mês que a comunidade vem fazendo vários eventos pela comunidade. É que em novembro a população também faz comemorações ao padroeiro da cidade, São Felix Catalício. “Um mês festivo que toda a população se envolve e participa junto com a administração pública para realizar essas tradições”, destaca o prefeito, Alexandre Martins.
O dia começou com o hasteamento da bandeira em frente à sede da Prefeitura e logo após os moradores acompanharam o desfile cívico pelas principais ruas da cidade. “Apesar das dificuldades financeiras, desde que começamos na gestão do município, sempre buscamos valorizar as principais datas comemorativas, mantendo a tradição e realizando aquilo que nós, como administradores, podemos fazer”, ressalta Alexandre.
No próximo dia 28, a administração municipal irá entregar à comunidade as novas instalações do Centro de Referência e Assistência Social da comunidade, firmando o projeto que visa uma gestão mais voltada ao cidadão. “Trabalhamos em benefício dos mais necessitados. E melhorando a estrutura do CRAS, com certeza, iremos também ampliar o nosso atendimento. Esses investimentos são os verdadeiros presentes que a comunidade deve receber”,destaca o prefeito. O novo prédio está localizado na Rua Marcelo Maciel, cidade sede.
História do município
A Lei Estadual 960, de 20 de outubro de 1926, transferiu a sede do município de Pacatuba para Jaboatão, ficando a cidade de Pacatuba reduzida à condição de povoado de Jaboatão. A reação das autoridades da vila também foi forte, mas vez que não adiantou muito. Pacatuba passou quase doze anos como povoado. A luta dos pacatubenses era constante. Mas só em 28 de março de 1939, voltou Pacatuba à sua antiga condição de município, embora o distrito de paz continuasse em Jaboatão. Essa situação permaneceu até 1943, quando seu nome foi modificado de Pacatuba para Pacatiba, por conta da duplicidade dos nomes de vilas brasileiras.
Só em 25 de novembro de 1953, Pacatiba foi transformada em cidade, sendo desmembrada de Japoatã e o nome voltando a ser Pacatuba. O município livre e independente só foi instalado em 31 de janeiro de 1955, quando foi empossado o seu primeiro prefeito, Manuel Ricardo dos Santos e, também, constituída sua Câmara de Vereadores.