Pacatuba: Profissionais da Saúde são capacitados para a prevenção das hepatites virais
Foto: Divulgação/Saúde-PMP
Foto: Divulgação/Saúde-PMP
T.Dantas Comunicação e Marketing
02/09/2014 -
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de alguns medicamentos, pelo consumo de álcool, pelo uso de outras drogas e por doenças autoimunes, metabólicas ou genéricas. Em um dos últimos levantamentos feitos pelo Ministério da Saúde, dados apontam que foram notificados aproximadamente 344 mil casos de hepatites virais no Brasil, incluindo os cinco tipos da doença - A, B, C, D e E.
 
Uma informação que levou a Prefeitura de Pacatuba, distante 116 km de Aracaju, através da Secretaria de Saúde, a realizar uma capacitação, com ações educativas e preventivas, no município. Envolvendo todos os profissionais do setor, dentre eles, Agentes Comunitários de Saúde, Endemias, Vigilância Epidemiológica, dentistas, médicos e enfermeiros, o “1º Seminário de Hepatites Virais”, ocorreu na Igreja Matriz e ofertou palestras, distribuição de material informativo, e diversas atividades de conscientização.
 
O evento contou com a presença da coordenadora Estadual das Hepatites Virais, Mariselma Teixeira, que foi responsável por conduzir os trabalhos. “Na oportunidade, ela falou sobre os tipos, sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento e principalmente, prevenção. Aproveitamos o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de agosto, para abordar a temática. Além dos profissionais da Saúde, convidamos manicures, pedicures, donos de salões de beleza, trabalhadores de Obras, além de moradores da cidade”, explicou Carla Lemos coordenadora de Vigilância Epidemiológica.
 
Cadastro dos participantes, espaço para vacinação e distribuição de preservativos, foram outras ações de destaque do evento. “Foi uma oportunidade para atualizar as vacinas daqueles que estavam presentes, garantindo a proteção das pessoas. É preciso ressaltar que são necessárias três doses para se imunizar, sendo a segunda 30 dias após a primeira, e a terceira, seis meses depois. Nossa intenção foi ampliar o conhecimento sobre as infecções, demonstrando que mais do que tratar, é preciso se prevenir”, complementou Carla.
 
Cuidados – Para a secretária de Saúde, Jairlene Cardoso, alguns cuidados são fundamentais para se evitar as hepatites. “Esterilizar os instrumentos de trabalho, no caso de manicures e pedicures, é fundamental, por exemplo. Usar preservativos nas relações sexuais também é uma maneira de se proteger, e claro, estar com as vacinas em dia, também evita o contágio. Lavar bem os alimentos, cozinhá-los antes do consumo e lavar as mãos, também são formas de prevenção, afinal, as contaminações ocorrem de formas diferentes”, explicou a secretária, continuando
 
“A capacitação veio como instrumento fundamental para esclarecer dúvidas sobre todos os tipos de hepatites, preparando os profissionais da Saúde e das mais diversas áreas. O prefeito Alexandre está de parabéns por possibilitar a promoção de mais um grande evento em prol da população pacatubense. Aproveito para agradecer a presença da primeira dama, Iara Martins, que representou nosso gestor, mais uma vez, muito bem”, destacou.