O Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) realizou uma reunião em Brejo Grande, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para tratar da Cooperativa de Catadores de Recicláveis do Povoado Brejão, principalmente a queima de todo o material no local de trabalho.
A catadora Vanda Vieira Alves, disse não saber o que ocorreu, mas que todo o material de trabalho fora queimado e estão todos estão sem trabalhar há dois meses.
Mario Rosa de Albuquerque, superintendente do CONBASF, salientou que conversará com o prefeito Clysmer Ferreira Barros, sobre a possibilidade de conseguir um galpão para que os catadores não fiquem sem o trabalho cotidiano. Ele também falou da logística em que a cooperativa deverá seguir no que diz respeito ao recicláveis e aos compostos orgânicos, visto que o Consorcio irá trabalhar nessa demanda.
O prefeito lamentou a situação ocorrida no local de serviço, e disse que dará toda a assistência necessária, e que o lixão será finalizado, visto que é uma solicitação feita pelo Ministério Público. "A prefeitura dará todo o apoio necessário e o pessoal não ficará sem o seu trabalho", garantiu.
Além do galpão, Mário também tentará viabilizar a ida dos catadores a Neópolis, vez que lá haverá a concentração para o trabalho de maneira adequada a toda a comunidade que trabalha no lixão.
O secretário de Obras, José Milton Marques Silva, disse que a prefeitura está preocupada "com todos os que dependem desse trabalho e está atento à situação, para uma parceria entre o Executivo, o CONBASF e a cooperativa dentro de toda a legalidade necessária".
Ele destacou ainda que com as festividades de final de ano, solicitará ao Consórcio, os Pontos de Entrega Voluntária (PEV's), onde será depositado todo o material produzido durante o período das festas. "A prefeitura se encarregará também de providenciar o transporte necessário para conduzir os catadores de recicláveis até o local do evento".
Mario salientou a necessidade de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI's) para segurança dos trabalhadores e, de maneira urgente, um local para reservar esse material, onde será prensado, pesado e destinado à comercialização.
Para viabilizar o planejamento estratégico de marketing, haverá uma reunião com todos os catadores e o Consorcio repassará todas as informações precisas e necessárias para que os próprios catadores tornem-se multiplicadores das ações a toda a população.
Projeto Piloto - A própria festa servirá como uma projeto piloto para a implantação da coleta seletiva e uma próxima reunião ficou marcada para segunda-feira (11).
Ascom/CONBASF