Parceria entre Governo de Sergipe e Senac promove cursos de qualificação para empreendedores do estado
Foto: Jhennifer Laruska
Foto: Jhennifer Laruska
10/11/2023 - 08:30:24

Com a chegada do período natalino e as oportunidades de geração de renda que emergem dessa época do ano, o Governo de Sergipe amplia as iniciativas de fomento à cultura empreendedora no estado e realiza capacitação de sergipanos interessados na área gastronômica. Nessa quinta-feira, 9, cerca de 30 empreendedores iniciaram o curso de ‘Confeitaria Natalina’ ofertado na Carreta Escola instalada na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju. A ação é resultado da parceria intermediada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE). 

Até a próxima terça-feira, 14, serão realizadas oficinas teóricas e práticas na área gastronômica, com carga horária total de 15 horas. Os alunos participantes terão acesso a conhecimentos técnicos para desenvolvimento de receitas destaques do período natalino. Ao final do curso, será disponibilizada certificação com reconhecimento nacional.

“Quando a gente pensa em empreender, um elemento essencial é a qualificação. Estamos iniciando, hoje, a turma de Confeitaria Natalina, já de olho neste período natalino que está chegando. Nós teremos diversos espaços abertos pelo Governo do Estado para a comercialização de produtos, e nada melhor do que começar o período natalino com a qualificação profissionalizante em produtos natalinos”, destaca o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles. 

Segundo Jorge, a iniciativa fortalece ainda mais os empreendedores participantes. A previsão é de que até o dia 6 de janeiro de 2024, mais de 270 pessoas sejam capacitadas em oficinas realizadas dentro da programação do Natal Iluminado, evento promovido pelo governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e Sistema S em Sergipe. 

De acordo com o gerente da Unidade Educacional de Turismo, Gastronomia e Hotelaria do Senac, José Américo, essa é mais uma parceria entre governo e instituição que visa desenvolver a cultura empreendedora no estado para além de uma única data comemorativa. “Todos esses alunos que estão aprendendo a confeitaria natalina para que eles possam produzir e aprender, e com esse aprendizado eles irão utilizar para vender nas suas barracas ou nas suas casas, justamente para ganhar o seu dinheiro no final do ano”, ressalta. 

A empreendedora Daniele Martucelli conta que está bastante animada com o curso. Há quase quatro anos trabalhando na área da confeitaria, ganhou reconhecimento de público tanto na capital quanto no seu município de origem, Itaporanga D’Ajuda, no leste sergipano. “O curso é de extrema  importância, porque é sempre bom a gente descobrir um pouquinho a mais. Agora vem o Natal, vai vir a questão dos panetones, muita coisa que eu ainda não conheço de comida natalina e que eu vou descobrir aqui. Com certeza, meu público vai crescer. É empolgante um curso novo, uma receita nova. A gente fica ansioso para colocar em prática e para ver as pessoas provarem e comprando”, conta.

Quem também compartilha do sentimento é o empreendedor Elias Gomes que, assim como Daniele, participa do curso de ‘Confeitaria Natalina’ e acumula uma experiência de mais de 30 anos com realização de buffet, eventos e cerimoniais. “Esses momentos de capacitação, para nós, são engrandecedores. Nos abre os olhos para um novo horizonte, nos traz uma nova chance, um algo novo para nós, para a nossa realidade como empreendedor. A gente que trabalha com área de alimentação e com público tem que estar renovando sempre, porque ninguém nunca está totalmente preparado. Isso, para nós, é fantástico”, salienta.

 

Fonte: Governo de Sergipe