Polícia Federal deverá levar testemunhas faltosas à audiência
G1 Sergipe
05/05/2015 -

 O juiz Fernando Escrivani informou nesta terça-feira (5) que vai solicitar o apoio da Polícia Federal para cumprir Mandados de Condução Coercitiva, ou seja, a polícia vai até a casa das testemunhas para trazê-las até o local da audiência. Segundo o magistrado, essa medida será necessária para garantir que as pessoas que estão faltando as audiências deem seus depoimentos.

Oito pessoas suspeitas de envolvimento no desvio e uso irregular das Verbas de Subvenções da Assembleia Legislativa foram convocadas para a audiência realizada nesta manhã no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No entanto, apenas duas compareceram e outras duas testemunhas apresentaram atestados médicos.

“Isso acontece muito em processos de natureza punitiva e a gente até já esperava esse tipo de manobra. Desconfiamos que alguns atestados não são verdadeiros, ainda não temos provas para isso, mas temos indícios para desconfiar. Por isso vamos solicitar que a Polícia Federal garanta que que essas pessoas vão comparecer na audiência que será remarcada provavelmente para 14 de maio”, explica Escrivani.

Segundo a procuradora Eunice Dantas, foi identificado nos depoimentos desta terça-feira (5) irresponsabilidade no trato do recurso público e suspeita de falso testemunho. “Mas precisávamos do depoimento das pessoas que faltaram hoje para esclarecer alguns pontos, há a possibilidade de instaurar procedimento por falso testemunho”.

O Ministério Público Federal (MPF) vai instaurar um procedimento para verificar a autenticidade dos atestados. “Os médicos vão ser intimados para explicar o que aconteceu para ele fornecer o atestado, porque o número de apresentação dessa justificativa está muito alto”, destaca Dantas.