Políticos lamentam mortes de Campos e Pedrinho Valadares
Do G1 SE
14/08/2014 -

O acidente aéreo que matou o presidenciável Eduardo Campos (PSB), o ex-deputado federal por Sergipe, Pedrinho Valadares (PV) e outras cinco pessoas na manhã desta quinta-feira (13) em Santos (SP), chocou o país. Os políticos sergipanos estão lamentando a tragédia.

"Eduardo Campos era um jovem talento da política brasileira com uma trajetória marcada pela competência e pelo compromisso da busca de um país melhor e mais justo. O ex-governador deixa um legado a ser seguido pelos políticos brasileiros e pelas futuras gerações que buscam na política um instrumento de fortalecimento da democracia, da cidadania e de uma sociedade mais justa e igualitária. Que Deus possa dar o conforto necessário aos familiares e amigos de Eduardo Campos, seus assessores e de Pedrinho Valadares", disse o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB).

"Pedrinho estava na assessoria do governo quando Eduardo renunciou para ser candidato à presidência. Pedrinho o acompanhou nessa caminhada. O destino infelizmente levou os dois juntos nesse avião. Uma tragédia para o povo brasileiro. O sentimento é de tristeza. Estou plenamente de chocado com a morte de Pedrinho nessa situação tão trágica. E com a morte de nosso líder e companheiro direto Eduardo Campos", lamentou o tio de Pedrinho e senador Antônio Carlos Valadares (PSB).

"Lamento profundamente o passamento de Eduardo Campos e Pedrinho Valadares. Dois jovens que atuaram com dignidade na política", postou o deputado federal Mendonça Prado (DEM) em sua rede social.

"Com imensa tristeza recebi a notícia da morte do candidato a presidente da República, Eduardo Campos, e do meu amigo e ex-deputado federal por Sergipe Pedrinho Valadares, além de outros assessores. Lamentável que dois homens jovens, inteligentes, honestos e com futuros promissores tenham partido tão cedo. Dono de um sorriso estonteante, foi um dos deputados federais mais atuantes que Sergipe já teve, foi secretário de Estado do Turismo, além de outros cargos. Meus sentimentos à esposa Simone Valadares e a seus filhos. Sergipe e o Brasil perderam grandes homens. Estou chocado", lamenta o senador licenciado Eduardo Amorim (PSC).

"Estou muito triste porque hoje perdi meu primo Pedrinho Valadares, um homem público talentoso e determinado. Nossa família está de luto por essa perda, que Deus conforte todos os meus tios, tias, primos e familiares. Perdi ainda nosso líder maior, Eduardo Campos. Lamentável a maneira como ele partiu, mas em nossos corações devem permanecer as lembranças boas. Ele sempre foi amigo, ético, responsável, voltado a família e dedicou-se a apresentar a proposta de uma nova política para o país", postou o deputado Valadares Filho (PSB) em sua rede social.

"Foi com muita tristeza que recebi a informação da morte do candidato a presidente da República, Eduardo Campos, e do ex-deputado federal, Pedrinho Valadares. Pedrinho era da Executiva Estadual do PV e meu amigo pessoal. Meus sentimentos à esposa Simone Valadares e filhos. Hoje é um dia triste pela perda de dois grandes homens", disse Reynaldo Nunes, presidente estadual do PV.

"Hoje o Brasil está de luto. Perde o país uma das maiores e melhores revelações políticas. Pela sua habilidade, competência, firmeza e carisma e sempre na luta em favor do desenvolvimento econômico. Eduardo Campos deixa uma lacuna. É importante lembrar que no centenário de Dr. Augusto Franco, meu pai, o então governador esteve presente fazendo uma palestra. Então todos nós de Sergipe estamos tristes com a morte de Pedrinho Valadares e de Eduardo Campos", disse o ex-governador de Sergipe, Albano Franco (PSDB).

"Com tristeza e consternação que recebi a notícia do acidente aéreo que vitimou o Eduardo Campos e o meu querido amigo, ex-deputado Pedrinho Valadares. Há alguns anos, formamos uma parceria na vida pessoal e política. Ontem mesmo, conversamos longamente por telefone, comentando sobre as eleições em Sergipe e à presidência da República. Chegamos até a marcar um encontro para a próxima segunda-feira. Pedrinho era uma pessoa formidável, um grande homem público e um político que sempre honrou Sergipe. É uma perda imensa para todos nós", falou o deputado federal André Moura (PSC).

O deputado Rogério Carvalho (PT), também comentou a tragédia. "Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos e do Pedrinho Valadares. Envio minhas sinceras condolências aos familiares e amigos de todos os que, por infelicidade, que se encontravam na aeronave. Sergipe e a política brasileira estão de luto pela morte trágica desses jovens políticos".

Tragédia
No total, sete pessoas morreram no acidente aéreo na manhã desta quarta-feira (13), entre elas o fotógrafo Alexandre da Silva, o assessor Carlos Augusto Leal Filho (Percol), os pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins, o cinegrafista Marcelo Lira.

Pedrinho Valadares Neto, filiado ao PV, foi deputado federal por Sergipe quatro vezes, além de ser advogado. Ele também desempenhou as funções de assessor parlamentar, consultor técnico-administrativo do Governo de Sergipe, secretário-geral da Prefeitura de Simão Dias e secretário de Turismo do Estado do Sergipe.

Após a confirmação da notícia, familiares e amigos de Pedrinho se reuniram com a mãe dele no apartamento da família em Aracaju. Segundo o cunhado do ex-deputado, Mario Marroquin, ele e um irmão de Pedrinho seguem hoje para São Paulo para fazer o reconhecimento do corpo.

Pedrinho fazia parte da comissão que acompanhava o presidenciável e deixa três filhos e a esposa Simone Valadares, promotora de Justiça do Maranhão.