População e gestores participam da III Conferência Municipal de Saúde de Brejo Grande
TDantas Comunicação e Marketing
10/07/2015 -

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (09), no município de Brejo Grande, a III Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A ação foi realizada na cidade sede, mais precisamente no polo da Universidade Aberta de Brejo Grande (UAB), e contou com a presença de gestores públicos locais e de outros municípios, além de representantes da população.

 

Com o objetivo de avaliar e definir diretrizes para melhorar os serviços de saúde oferecidos à população, os trabalhos se basearam em eixos temáticos: Direito à saúde; Garantia de acesso; Participação social; Valorização do trabalhador; Financiamento do SUS, entre outros. A iniciativa do evento parte da Secretaria Municipal de Saúde, através do Conselho Municipal de Saúde.

 

A secretária responsável pela Pasta, Juliane Cardoso Farias, falou sobre a realização da Conferência. “Estamos todos unidos com o objetivo de melhorar nosso atendimento e dar mais qualidade de vida aos moradores de Brejo Grande. Já demos bons saltos nos últimos anos, mas o trabalho e a reavaliação tem que ser contínua para seguirmos cada vez melhor”, destacou.

 

Espaço aberto

 

Outro aspecto levantado no dia foi a abertura do espaço para que cidadãos comuns apontassem as dificuldades dos atendimentos oferecidos à comunidade e através desse método apresentar sugestões para evitar falhas. A proposta é beneficiar, principalmente, as pessoas que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A prefeita do município, Fernanda Machado, reforça a temática da Conferência. “Agindo dessa forma podemos saber quais são as verdadeiras necessidades da população. É um método que aproxima a gestão do povo. Apesar de tantas dificuldades enfrentadas pelo município, estamos oferecendo um serviço de qualidade a nossos munícipes, como podemos comprovar em eventos como esse”, afirmou.

 

O dia também contou a participação de gestores de outros municípios, como a secretária de Saúde de Pacatuba, Jairlene Cardoso, que falou sobre a importância da ação para os desenvolvimentos dos trabalhos. Todos os participantes deixaram claro que a Conferência Municipal de Saúde é o momento mais importante da consolidação do controle social da política de Saúde, que, ao longo dos tempos, está sendo discutida pelos conselhos municipais em concordância com as diretrizes da 15º Conferência Nacional de Saúde.