A prefeita de Brejo Grande, Fernanda Machado, foi ao Aereoclub de Sergipe na manhã de ontem (24) recepcionar a volta do embaixador da Belarus no Brasil, Leonid Krupets, e também do cônsul honorário do país em São Paulo, presidente da Câmara Comercial Brasil/Belarus e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil/Rússia, Grigori Goldchleger, depois de uma visita de helicóptero a Foz do São Francisco. Os representantes do país do leste europeu (antiga Bielorrussia) foram ver de perto as belezas e potenciais turísticos da região para possível construção de um resort pelo grupo estrangeiro.
Ontem, eles estiveram em reunião com o governador Jackson Barreto para falar sobre esse assunto e também de outros investimentos que poderão ser feitos no Estado. O cônsul Grigori Goldchleger se mostrou bastante satisfeito com que viu. “Para realmente montarmos um resort aqui em Sergipe precisamos de três coisas fundamentais: mão de obra, belezas naturais e comida fresca, porque em Belarus se come muita comida congelada”, apontou como os atrativos principais.
Outro aspecto que mostrou sua satisfação foi com relação ao empreendimento que poderá ser erguido. “Queremos começar com 300 quartos, mas a intenção é aumentar pra mais de 600 cômodos. É um investimento realmente grande, por isso precisamos de mão de obra adequada para a construção, que contará com ampla infraestrutura”, revelou.
Muitos turistas
Grigori afirmou que estimativa é de trazer somente para Sergipe, quase 800 mil turistas bielorrussos. De acordo com ele, as empresas da Belarus são incentivadas com descontos em seus impostos de renda a bancarem as viagens dos trabalhadores do país durantes as férias, que correspondem a, no máximo, 30 dias. A intenção é criar uma parceria com as companhias de turismo estrangeiras e mudar o trecho da viagem para o Brasil. “Os trabalhadores de classe média viajam uma vez por ano, mas já estão cansados de destinos comuns como a Turquia e o Mar Negro. Tenho certeza que se encantarão com as belezas e acolhimento que Sergipe poderá proporcionar”, espera.
A prefeita Fernanda Tenório afirmou que está a disposição do grupo e que fará o possível para que esse empreendimento se torne realidade. “Sabemos da importância desse investimento para o nosso município, por isso começarei a trabalhar a partir de hoje para que esse projeto se concretize. Também irei conversar com o governador para disponibilização de cursos de qualificação para os cidadãos brejograndenses já irem se preparando para as novas oportunidades de emprego que vão surgir. Tudo que eles precisam nós temos: comida de boa qualidade e fresca; belezas naturais quase inexploradas; e o recebimento de uma população bastante acolhedora, que é a nossa”, destaca.