Na manhã de hoje (10), a prefeita de Brejo Grande, Fernanda Machado, compareceu a Secretaria de Estado da Segurança Pública, juntamente com vereadores do município, para uma reunião com o secretário Mendonça Prado. O encontro foi para solicitar mais policiamento na comunidade, que vem enfrentando sérios problemas com homicídios e furtos, devido ao aumento da incidência de drogas na região do Baixo São Francisco.
Logo no início, a prefeita Fernanda apresentou o quadro que a população vem enfrentando nos últimos meses. De acordo com ela, em menos de 60 dias, quatros pessoas foram mortas no município, entre elas um vigilante da cidade. Outro caso que chamou a atenção foi a morte de uma menor, que comoveu toda a comunidade. “Estamos passando por um momento muito delicado e é necessário a presença de um efetivo maior de policiais em Brejo Grande para tentar conter a violência”, frisou a gestora.
Fernanda Machado também relatou que a delegacia local está sem delegado e o único escrivão existente não tem dado conta do serviço. Durante a reunião, foi citada a ousadia de marginais que estão atuando na cidade. Em um dos casos, uma das viaturas teve seus pneus furados por criminosos que atuam na comunidade. A prefeita afirma que a população está amedrontada com a situação.
O secretário Mendonça Prado garantiu que está atento à realidade e que irá reforçar o quadro de policiais, mas que precisa de tempo para reestruturar o policiamento na área. “Estamos investindo na compra de novos equipamentos de comunicação e trabalhando na formação de novos policiais militares. Reconhecemos o déficit no contingente da policia civil, mas cerca de novos 500 policias, entre escrivães e agentes, também estarão iniciando o curso de formação e ficarão à disposição da sociedade”, garantiu.
Mendonça Prado também assegurou suporte técnico caso a Prefeitura tenha interesse de criar uma Guarda Municipal para auxiliar na segurança local. O secretário afirmou que a Policia Militar de Sergipe vem fazendo um trabalho junto às escolas do Estado na conscientização e orientação dos professores sobre o tratamento que deve ser dado aos estudantes na rede de ensino público, com relação a problemas enfrentados na sociedade envolvendo a segurança pública. As sugestões foram bem aceitas tanto pela prefeita, como pelos demais presentes: o secretário municipal de Finanças Antônio Machado, o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Cardoso, e os vereadores Abraão Oliveira, José Milton e Paulo de Lima.