Prefeito de Canindé apresenta projetos para ministro do Turismo
o gestor solicitou ao ministro que sejam liberados novos convênios para dotar Canindé de uma melhor e mais apropriada infraestrutura turística
08/02/2017 -

O turismo é uma das principais fontes de renda do município de Canindé de São Francisco, mas o setor ainda carece de uma melhor estrutura para receber os visitantes e, dessa forma, aquecer a economia local. Buscando parceria e recursos para novas obras, o prefeito Orlandinho Andrade participou de uma audiência nesta terça-feira, 7, com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, em Brasília. O gestor estava acompanhado do secretário municipal de Turismo, Kaká Andrade, e do consultor na área de projetos, Jorge Elias.

 

Na oportunidade, o gestor solicitou ao ministro que sejam liberados novos convênios para dotar Canindé de uma melhor e mais apropriada infraestrutura turística. Orlandinho apresentou os projetos executivos que o município já tem, o que impressionou Beltrão. “Solicitamos a urbanização das margens do rio São Francisco, a construção de um mirante e, entre outras medidas, a urbanização da entrada da cidade com a construção de um pórtico e área de passeio. O intuito é que, com essas melhorias, o turista passe alguns dias na cidade e o dinheiro volte a circular”, explicou o prefeito.

 

Ainda na presença no ministro, Orlandinho e Kaká conversaram com a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, sobre uma emenda de bancada do Estado de Sergipe que a instituição recebeu para executar R$ 100 milhões em ações no Baixo São Francisco. Ambos questionaram a área que a Codevasf está considerando contemplar, que vai de Propriá até a foz do rio São Francisco. O gestor e o secretário municipal solicitaram, juntamente com outros prefeitos presentes na reunião, que seja levado em conta o mapa do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, que engloba de Canindé para baixo, abrangendo vários outros municípios.

 

Saúde

 

Orlandinho também se reuniu, no final do dia, com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, solicitando recursos para conclusão das obras do hospital. O gestor frisou que é importante que a unidade volte a funcionar o quanto antes. Ainda será preciso viabilizar recursos para manutenção, mas o ministro garantiu que vai disponibilizar recursos para as obras, o que já é um avanço.

 

Combate à seca

 

Durante cerimônia de divulgação das ações de Defesa Civil no Estado de Sergipe, realizada no Ministério da Integração, foram tratadas as soluções para a situação de emergência decretada nos municípios em virtude da grande seca. O Governo Federal se comprometeu a liberar imediatamente R$ 7 milhões para forragem animal e uma verba extra para fornecimento de carros-pipa às localidades atingidas. Inicialmente, Canindé já foi contemplado com a aquisição de ração animal pelo Governo do Estado e reforço de carro-pipa no município.