O prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins, participa em Brasília do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, e acontece entre os dias 7 e 9 de abril. Reunindo diversas autoridades como prefeitos, secretários e dirigentes municipais, pesquisadores, estudantes, representantes do governo federal, a ação tem como meta mobilizar gestores públicos dos três níveis da administração governamental para debater sobre questões ambientais e de desenvolvimento sustentável.
Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tendo como grande parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS, que foi lançado em 2012, já é considerado como o maior evento sobre sustentabilidade do País. Este ano, o encontro debaterá diversos assuntos, entre eles: Políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local sustentável; Gestão, universalização e qualidade de águas; O protagonismo dos governos locais nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e no Habitat III; Mobilidade urbana: o impasse do atual modelo e a urgência por alternativas inclusivas, sustentáveis e de qualidade; Qualidade, financiamento e governança das políticas públicas locais e metropolitanas; As cidades, a reforma política e participação social.
A perspectiva dos organizadores é que para este ano o evento atraia mais de cinco mil participantes. Os temas escolhidos nortearão todas as atividades que compõem a estrutura do evento. A seleção foi feita pela Comissão Organizadora do III EMDS e validada pelos prefeitos e prefeitas integrantes da Coordenação Política, que tem como coordenador-geral o prefeito de Canoas (RS), Jairo Jorge.
Para o prefeito Alexandre Martins é uma oportunidade única para avaliar e encontrar alternativas para o município de Pacatuba, no que se refere a políticas de preservação ambiental. “Estamos aqui com único objetivo de levar algo para a nossa comunidade e também de criar alternativas para despertar na população o interesse pela preservação ambiental, que é um tema bastante debatido hoje em todo o mundo”, destacou.
A sustentabilidade é outro aspecto observado pelo gestor. “Nossa região é muito rica no que quesito natureza. E é dela que muitos tiram sua renda, seja com extrativismo ou com a comercialização de produtos oriundos da vegetação da daquela região. Precisamos é criar metas para profissionalizar mais esse setor e tirar proveito daquilo que temos, como por exemplo, o turismo”, avalia o prefeito Alexandre Martins.
Além do prefeito, também representando Pacatuba, estão os secretários municipais de planejamento, José Roberto, e de Turismo, Genivaldo Viera, e o agente de desenvolvimento, Jeivan Melo. “O prefeito Alexandre tem o olhar para frente e sabe que podemos tirar muito proveito com a preservação do meio ambiente e criando alternativas para sustentabilidade. Estamos aqui e vamos, com certeza, levar algo de bom para nossa comunidade”, avalia Genivaldo Viera.