Os prefeitos que compõem os municípios da grande Aracaju se reuniram na manhã desta quinta-feira, 26, com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho para tratar do projeto que visa a implantação do BRT (Bus Rapid Transport).
A reunião foi para apresentar o projeto do BRT [que contemplará estações, 10 corredores e terminais] elaborado pelo escritório de Jaime Lerner. Ao final da reunião, os prefeitos de Barra dos Coqueiros Airton Martins, de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique e de São Cristóvão, a prefeita Rivanda Farias sinalizaram favorável a pactuação do consórcio para a implantação do BRT.
Presente na reunião, o prefeito Fábio Henrique, se disse defensor da integração dos municípios da grande Aracaju no projeto. “Havia um projeto anterior que não contemplava as três cidades da região, mas apenas Aracaju e na época eu fui uma voz resistente porque era um absurdo conceber um projeto com socorro de 200 mil habitantes, 30% do sistema, e são Cristóvão e barra estarem de fora, ou seja, iria acabar com uma conquista de 30 anos que é a integração. Acho interessante porque o corredor do sistema BRT vai até o terminal do Marcos Freire que era uma preocupação nossa”, afirma.
Para a prefeita Rivanda Farias a população de São Cristóvão também será beneficiada com a implantação do projeto. “Somos favoráveis demais do BRT até porque o povo de São Cristóvão vai ser beneficiado e vai continuar pagando apenas uma passagem agora com conforto, comodidade, rapidez e segurança. Essa bandeira vamos defender para que dê certo com todos os municípios. São Cristóvão já está contemplado até porque o sistema vai ser implantado e administrado pelo consórcio que fazemos parte”, elogia a prefeita.
Próximos passos
Segundo a secretária da Defesa Social da SMTT, Georlize Teles, o próximo passo decorre da assinatura do consórcio pelos quatro municípios. “Agora os prefeitos se reunirão para deliberar a assinatura do protocolo de intenções e constituirá o consórcio para a partir daí deflagrarmos o processo licitatório do transporte. Era decisivo nós ouvirmos do Governo do Estado qual o posicionamento dele acerca do processo e foi positivo porque Aracaju já podia ter feito o processo licitatório para Aracaju, porque já estava proposto e judicializado, mas desde quando João chegou não queria quebrar um sistema de décadas que havia mantido e a partir daí construímos um diálogo com as prefeituras. Tivemos retrocessos, mas também os avanços foram maiores onde o estado participa do consórcio como órgão consultivo”, informa Georlize.
Segundo a consultora e arquiteta do escritório responsável pelo projeto, Anive Alcantara Soares, o BRT trará benefícios a população. “Teremos as linhas truncais que serão a estrutura básica do sistema e que trafegarão em canaletas exclusivas ou faixas exclusivas parando nos terminais para absorver as demandas das demais linhas alimentadoras inter-bairros e circulares. Essas linhas truncais terão ônibus de maior capacidade, cujas as paradas ao longo do itinerário serão em estações tubos que permitem o pagamento antecipado da tarifa que acarreta uma redução do tempo de viagem e assim, com a mesma frota, se carrega um maior número de passageiros. O próximo passado é viabilizar a implantação dos corredores nos terminais, nas estação e fazer a licitação do sistema de transporte coletivo para que as empresas possam fazer a aquisição da frota”, informa.