A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza ao longo desta semana a quinta coleta domiciliar do ano para a realização do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O monitoramento permite uma análise sobre a incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e contempla templando todos os bairros da capital.
O LIRAa acontece por meio da visita dos agentes de combate às endemias (ACEs) às residências, os quais realizam inspeções em locais com potencial de se tornar focos do mosquito, a exemplo de reservatórios de água, vasos de planta, ralos, terrenos e pneus.
O gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Jeferson Santana, explica que o próximo passo do levantamento é o envio das amostras para análise no laboratório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
"Uma vez confirmado ser de larvas do Aedes aegypti, esse dado é inserido no índice de infestação. Ao coletar a amostra, também já eliminamos o foco para interromper o ciclo de reprodução do mosquito”, destaca Jeferson Santana.
A Prefeitura de Aracaju realiza o LIRAa a cada dois meses, de modo a nortear as ações de combate promovidas pelo município. “Após a finalização de todas as análises laboratoriais, elaboramos o boletim epidemiológico, que nos ajuda a ajustar, ampliar, manter ou criar mais estratégias”, ressalta o gerente do programa.
Carro Fumacê
Para intensificar o combate ao Aedes, a SMS está com uma ação conjunta com o Governo do Estado para a circulação do carro fumacê em bairros escolhidos por meio da notificação de casos.
O carro circula em dois horários: a partir das 5h e às 17h. De 12 de setembro a 6 de outubro, o carro fumacê estará nos bairros Centro, Farolândia, Salgado Filho, Inácio Barbosa e Santos Dumont.
Fonte: ASCOM/SMS