Na tarde de ontem (11) a Prefeitura de Canindé do São Francisco em parceria com Polícia Militar de Sergipe e as secretarias municipais da Educação, Bem Estar Social e do Trabalho, realizaram a formatura do Programa Educacional de Resistência ás Drogas (PROERD). O evento aconteceu na Arena Carlos Magalhães e envolveu alunos da 5ª série das escolas: Maria do Carmo, Santa Luzia, Agrovila e Edna Apolônio. No total, 253 estudantes receberam o certificado de conclusão do programa.
Na ocasião, o prefeito de Canindé, Heleno Silva, elogiou a iniciativa e demonstrou interesse em expandir o programa . "O PROERD é uma iniciativa importante para educação das crianças. Por isso, acredito que não podemos parar por aqui, devemos estender o projeto para outras escolas, inclusive as da zona rural", disse.
O juramento foi feito pela formanda Maisa Barbosa. E, além da entrega dos certificados, o evento contou com premiação de melhor redação, que ficou com o estudante Carlos Eduardo Santos.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade o prefeito do município, Heleno Silva, o secretário de Educação, Orinaldo Santana, de Turismo, Comunicação e Eventos, Hélcio Eduardo, Sargentos Prado, da Coordenação Estadual, Sargento Ismael, Tenente Nogueira, da coordenação municipal, e Berenice Aparecida, que representou os pais dos alunos.
PROED
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi desenvolvido nos Estados Unidos em 1983, por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos. Ele está presente em mais de 50 países do mundo, chegou ao Brasil através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em 1992. Em Sergipe, o PROERD chegou no ano de 2001 e hoje é desenvolvido em todos os estados do Brasil, exclusivamente por policiais militares, com currículos voltados para alunos das séries iniciais (Ed. Infantil) – 5º e 7º anos do ensino fundamental – e um currículo destinado aos pais e responsáveis (Proerd Comunitário).
São oferecidas aos jovens estudantes ferramentas que lhes permitem evitar influências negativas em questões afetas às drogas e à violência, promovendo os fatores de proteção e habilidades de resistência. Além disso, o PROERD proporciona a aproximação da Polícia Militar com a população, estabelecendo relações positivas com os alunos, professores, pais e líderes da comunidade, transformando-se num importante instrumento das ações de polícia de proximidade.