A prefeitura de Capela, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo ações para diagnosticar leishmaniose ou calazar em animais caninos portadores do protozoário lutzomya cruci. O trabalho é coordenado pelas equipes dos Núcleos de Endemias da secretarias de Saúde do estado e município.
A primeira comunidade visitada foi a de Canta Galo, dia 17 de julho passado. No local, foi coletado sangue e feito o teste em 85 cães. De acordo com a informação da coordenadora de Endemias de Capela, Kácia Campos Lima, desses cães, 05 apresentaram suspeita da doença e foram encaminhados ao Hemolacen, para confirmação do diagnóstico. "Se confirmado o resultado, os animais deverão ser eutanasiados. Esta é a orientação", disse a coordenadora.
Kácia Campos ressaltou que a orientação da prefeitura/SMS é para que a equipe do Núcleo de Endemias leve a referida ação para os demais povoados do município.
Informação
O calazar ou leishmaniose é uma doença transmitida aos animais (cão, homem) através da picada do mosquito palha. Para interromper a cadeia de transmissão será realizado o controle entomológico (MOSQUITO) fazendo a borrifação domiciliar e peridomiciliar no povoado de 6 em 6 meses durante dois anos.
A iniciativa consta de trabalho educativo junto à população, com apresentação de vídeos, panfletagem e reuniões com a comunidade durante o desenvolvimento das atividades.