Na sexta-feira (14) foi realizada a assinatura do Contrato de Programa firmado entre o CONBASF e a Prefeitura Municipal de Gararu com objetivo de formalizar o encerramento dos lixões municipais e realizar a destinação dos resíduos sólidos urbanos produzidos em todo o seu território para o Aterro Sanitário da Estre Ambiental.
Desde 2018 a gestão municipal vem se esforçando para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no município com todo o apoio da prefeita Elizabeth Freire Santos de Oliveira e a equipe técnica do CONBASF, que vem contribuindo com a formalização da Associação de Catadores do Município e na implantação do Sistema Municipal do Meio Ambiente (SISMUMA), além de todo apoio necessário à gestão ambiental do município.
Segundo o superintendente do CONBASF, Mário Rosa Albuquerque, o Consórcio vem tomando várias ações com o objetivo da implantação da PNRS na sua área de atuação. "Dentre essas medidas, e como forma de disponibilizar uma opção imediata para encerramento dos lixões municipais, firmamos contrato com a empresa Estre Ambiental, para onde estão sendo destinados os resíduos sólidos urbanos produzidos nos municípios litorâneos. E também com o Aterro Municipal de Iati/PE, para que os resíduos sólidos urbanos produzidos nos municípios do alto sertão sergipano também tenham destinação correta. Esses contratos vêm tendo uma grande procura por parte dos municípios consorciados que aderiram ao mesmo, encerrando seus lixões e destinando seus resíduos conforme determina a lei 12.305/2010", explicou.
O Conbasf possui todo o planejamento com os investimentos necessários para realizar os encerramentos, fruto de estudos de logística minuciosos, realizados em todos os municípios consorciados. Podemos, hoje, encerrar qualquer lixão no Baixo São Francisco Sergipano em 48 horas, afirmou o superintendente.
Fonte/Autor: ASCOM/CONBASF