Prefeitura de Neópolis intensifica tratamento do Glaucoma no município
T.Dantas Comunicação e Marketing
20/10/2014 -

A Prefeitura de Neópolis, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto de olhos de Sergipe (Iose),  promoveu na última sexta-feira,  17 de outubro, mutirão do Glaucoma, uma lesão presente no nervo óptico, provocada pelo aumento da pressão intraocular e uma das principais causas de cegueira no mundo. O evento ocorreu na Quadra de esportes José Barbosa de Lima, com atendimento médico e entrega de medicamentos.

 

Nesta edição do evento, o foco foi intensificar os tratamentos dos casos detectados em outros mutirões - mais de 100 novos -  e atendimento a pessoas acima dos 40 anos. O atendimento feito para idade inferior a 40 anos foi apenas para quem possui parentes glaucomatosos. No total, foram atendidas 208 pessoas.

 

Esse serviço de prevenção é indispensável para a sociedade neopolitana, pois, na maioria das vezes, a doença é detectada em um nível muito avançado, quase no estágio da cegueira. Em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), cerca de 80% dos pacientes brasileiros com glaucoma já chegam ao consultório com sintomas, ou seja, na fase mais avançada da doença.  Os casos geralmente começam a aparecer a partir dos 40 anos de idade, ou podem derivar de casos genéticos.

 

A fim de prevenir a doença precocemente, Railine Barreto, 18 anos, fez o exame pela primeira vez. Acompanhou a avó, portadora do Glaucoma, e aproveitou para começar a fazer os testes. Já a Dona Ivanete Lima, 63 anos, tem um histórico de quatro participações no mutirão do Glaucoma em Neópolis. “Possuo o Glaucoma e estou obtendo bons resultados. Há nove meses que uso os colírios de forma correta”, disse a glaucomatosa.

 

Como de costume, o mutirão do Glaucoma ocorre a cada três meses na cidade.  Na próxima edição, os acompanhamentos continuarão sendo feitos, observando as dosagens de colírio para os pacientes.