Prefeitura de Pacatuba realiza 2ª edição dos Jogos Escolares
Foto: Ascom/PMP
Foto: Ascom/PMP
T.Dantas Comunicação e Marketing
10/06/2014 -

Incentivar a prática de esportes e promover a integração entre os alunos. Foram com essas finalidades que a Prefeitura de Pacatuba, distante 116 km de Aracaju, através da Secretaria de Educação, realizou a 2ª edição dos Jogos Escolares. A abertura oficial da competição ocorreu na manhã da última segunda-feira (9), e reuniu estudantes de 13 escolas municipais, da sede e povoados.

 

O evento durou dois dias e envolveu alunos com idade entre 12 a 17 anos, em duas modalidades esportivas: atletismo e vôlei. As disputas foram divididas por categorias e ocorreram pelas ruas da cidade e na quadra de esportes de Pacatuba, segundo informou o coordenador de Educação, Alex dos Santos.

 

“No primeiro dia, eles disputaram nas provas de salto em distância e corridas de 75 metros, 100 metros, 1000 metros e 3000 metros de velocidade. As competições aconteceram nos dois turnos, manhã e tarde. Já na terça-feira, foi a vez do vôlei masculino e feminino”, explicou o coordenador.

 

De acordo com Alex, os competidores foram previamente selecionados pelos professores de Educação Física de cada unidade escolar. “Eles são os mais indicados para identificação de talentos. Lembrando que os estudantes foram divididos por categorias. Na A, foram inscritos os competidores com idade entre 12 a 14 anos. E na B, os que possuem entre 15 a 17”, detalhou.

 

Alex ressaltou ainda que na competição foram escolhidos os representantes de Pacatuba que participarão da disputa estadual. “Este ano, os Jogos da Primavera acontecem em meados de agosto/setembro, então, com a escolha dos nossos representantes agora, possibilita uma melhor preparação dos nossos atletas”, frisou.

 

Benefícios – Bastante satisfeita com os resultados obtidos, a secretária Interina de Educação, Acácia Campos, destacou os benefícios que a competição traz aos estudantes. “A prática de esportes faz com que o aluno aprenda a ter disciplina, a trabalhar em grupo, além de colaborar para a melhora do corpo e mente. Sem contar que, ao invés de estarem nas ruas, eles estão aqui, dentro de um ginásio, interagindo com os colegas”, pontuou.

 

Assim como a secretária, o prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins celebrou o sucesso da 2ª edição dos jogos, e enfatizou que a escolha das 13 escolas se deu por causa de um programa federal. “Todas as participantes fazem parte do PDDE, que é o Programa Dinheiro Direto na Escola. E essa verba federal, conquistada com os esforços da administração, juntamente com a nossa secretária que está de licença maternidade, Leilane Quitério, é destinada para a promoção de eventos esportivos, como este. Portanto, parabenizo toda a equipe, em nome da secretária Interina Acácia, pela brilhante organização do evento”, exaltou Alexandre.