Prefeitura de Pacatuba realiza atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente
Fotos: Ascom/PM
Fotos: Ascom/PM
T.Dantas Comunicação e Marketing
06/06/2014 -

A Prefeitura de Pacatuba, localizada no Baixo São Francisco, está realizando uma série de ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última quinta-feira (5). As atividades se iniciaram no dia 4 de junho, seguem até este sábado (7), e envolvem estudantes da rede municipal e comunidade.

Coordenado pelas Secretarias de Educação e Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Saúde, o evento foi aberto com visitação de 40 alunos, acompanhados de três monitores, à Associação de moradores do povoado Ponta de Areia. Na oportunidade, os estudantes conheceram técnicas para plantação de hortaliças e mudas de reflorestamento.

“Os moradores transmitiram seus conhecimentos, mostrando para que servem as técnicas de plantio, além de apresentarem um minhocário, usado como fonte de adubo. Neste dia, os associados explicaram como deve ser feito o adubo orgânico, ideal para o plantio de alimentos saudáveis e entregou para cada visitante uma muda, fazendo-os se comprometerem com o plantio e manutenção de cada”, explicou Pablo Brayner, secretário de Meio Ambiente.

A programação prosseguiu na quinta-feira (5), data na qual se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com seminário no Centro Municipal. Com o tema “Educação Ambiental: Uma Solução para um Futuro Sustentável”, o evento reuniu ambientalistas, biólogos e outros profissionais da área, para debater, junto à sociedade, métodos para a construção de um município mais sustentável, conscientizando a todos quanto à importância da preservação das reservas locais.

“Contamos com a presença do analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Rafael Gouveia, que ministrou uma palestra sobre reciclagem, coleta seletiva e resíduos sólidos. Logo depois, foi a vez da psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Maria José, conduzir os debates sobre saúde ambiental. Tivemos também a participação do biólogo do projeto Tamar, Ederson Luiz da Fonseca”, explanou Pablo.

 

Sustentabilidade

Outra bióloga que se responsabilizou pela abordagem do tema, foi Tatiana Carvalho, responsável pela condução de um projeto junto aos moradores do povoado Ponta dos Mangues. Durante o tempo disponibilizado para ela, Tatiana falou sobre o trabalho desenvolvido da comunidade, esclarecendo a proposta do seu projeto. “Trabalho com os moradores de Ponta dos Mangues há dois anos e neste tempo tenho buscado sensibilizar a população quanto ao potencial turístico local”, contou Tatiana, continuando.

“As ações visam fazer com que eles entendam que podem gerar renda, a partir da identidade cultural do lugar, a exemplos da culinária com frutos do mar e do artesanato com conchas. Além de trabalharmos essa questão, enfatizamos a importância de se preservar a área na qual eles vivem, não só por ser a principal fonte de renda dos moradores, mas por ser a maior riqueza que eles têm”, acrescentou a bióloga.

 

Concurso

Ainda no mesmo dia, à tarde, ocorreram mais atividades. Uma delas, foi o concurso de redação, que escolheu os melhores textos, produzidos pelos alunos da rede municipal. “Eles tiveram 20 dias para a elaboração das redações. Apresentamos o tema ‘Lixo e Reciclagem’, e a partir daí, os alunos deveriam usar suas imaginações para escreverem e concorrerem. As 10 melhores foram selecionadas pela comissão e anunciadas neste evento, onde entregamos a premiação”, detalhou Leilane Quitério, secretária de Educação.

No sábado (7), a programação se encerra com um passeio ecológico à cidade de Pirambu. Durante todo o dia, alunos das escolas dos povoados Campinas e Destilaria conhecerão o projeto Tamar, participarão da soltura de filhotes de tartarugas e assistirão apresentações de grupos de capoeira e hip hop. “Será um dia e aprendizado e lazer, onde além de conhecerem o Centro de Educação Ambiental de Pirambu, eles poderão desfrutar de experiências enriquecedoras”, ressaltou Leilane.

Para o prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins, o evento veio para reforçar, junto à população, a importância de  se cuidar do meio ambiente. “Se não fizermos isso hoje, nossos filhos e netos viverão em mundo sem belezas naturais. Na cidade de Pacatuba, que possui grande área de preservação, principalmente. Por isso, precisamos nos dedicar aos cuidados que o meio ambiente necessita, aprendendo formas de reflorestamento e também de separação do lixo, do que é reciclável”, disse o gestor.