A Prefeitura de Salgado, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, realizou na última sexta-feira, 10, um curso de capacitação para a equipe da saúde, educação e assistência social. O objetivo do encontro foi para esclarecer a campanha que será realizada no município contra o trabalho infantil.
O projeto visa, também, à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. Durante a palestra ministrada pelo consultor municipal de assistência Social, Valdiosmar Vieira Santos foi enfatizado a função e dever que as crianças devem ter para a sociedade. Além disso, o palestrante informou, como surgiu o trabalho infantil e como ele está sendo visto nos dias atuais. “ Estamos passando pelo processo de identificação do trabalho infantil na sociedade, em seguida, iremos mostrar o significado do trabalho infantil, e quais o danos e prejuízos que podem trazer, pois, às vezes o assunto passa a ser neutralizado pelos profissionais”, conta.
Para a secretária de assistência social, Polyana Riqueiro, o curso de capacitação no município será mais um trabalho contínuo, o qual terá como objetivo elaborar um diagnóstico sobre a exploração infantil em Salgado. “ Todos os que estão participando do curso hoje, são profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, pois esses devem se aprofundar mais sobre o assunto, ou seja, identificar o que é um trabalho infantil, quais as situações do trabalho infantil, como devemos proceder, como devemos notificar em toda essa questão da rede”, finaliza.
O curso de capacitação contou com a participação de mais de 60 profissionais. A próxima etapa será efetuada com campanhas para a sociedade e, em seguida, será realizado um diagnóstico para traçar estratégicas de como combater o trabalho infantil.