Uma manhã de aprendizado e conscientização. Assim, foi iniciada nessa terça-feira, 16, a 3ª reunião com os usuários que receberão a casa de Alvenaria pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no município de Salgado. A ação é realizada pela Prefeitura Municipal de Salgado, em parceria com o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal que visa beneficiar pessoas que estão em estado de vulnerabilidade.
A reunião ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e do Trabalho (SMASHT), onde contou com a participação da secretária de assistência social, Polyana Ribeiro, técnica social, Auxiliadora Carvalho, assistência social Tati Nogueira e os beneficiados.
Durante a reunião, os usuários foram orientados pela assistente social sobre as formas de como realizar um planejamento familiar. Para isso, Tatiane Nogueira debateu com eles algumas técnicas e métodos a serem utilizados como forma de combater os gastos. "Aqui estamos mostrando para os usuários formas de como evitar esses gastos desnecessários. Com isso, utilizamos uma linguagem simples, para que eles pudessem entender sobre os assuntos relacionados à economia de energia", comenta.
Além disso, Tatiane Nogueira ensinou como eles poderiam ser autônomos do seu trabalho e assim, adquirir uma renda para a família. "As pessoas que sabem cozinhar, podem utilizar o dom para vender comidas na região, ou até mesmo ser revendedor de produtos de revista", acrescenta.
Uma das beneficiadas do projeto, Cleidiane Santos, 26 anos, comenta a importância e satisfação de poder participar das reuniões na secretaria. "É muito bom participar dessas reuniões e hoje, muitas coisas foram esclarecidas aqui, por exemplo, hoje aprendi como economizar as coisas que eu antes estava gastando sem necessidade. Sobre a energia mesmo, agora vou economizar, tirando tudo da tomada quando não estiver sendo utilizada", declara.
Para o fechamento da reunião, as palestrantes do projeto realizaram uma dinâmica entre eles, onde puderam sair satisfeitos e conscientizados sobre a ação.