A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria de Assistência Social, Habitação e do Trabalho (SMASHT), realizou na tarde de ontem, 09, a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. A ação ocorreu no auditório da secretaria para alguns alunos das escolas Joaldo Barbosa; José Conrado; Durval Militão e Alencar Cardoso.
A abertura do evento foi realizada com uma apresentação Artística do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e, em seguida, foi ministrada pela a equipe Social, onde montaram uma oficina, a qual tinha como intuito construir os Direitos das Crianças e Adolescentes. Com isso, a equipe de assistência realizou uma dinâmica que, escolheria entre eles, um prefeito e um vice-prefeito. O aluno selecionado para a eleição tinha como objetivo relatar propostas relacionadas dentro do tema da conferência livre.
Para o presidente do Conselho, Ivanilton Batista, a conferência visa mostrar a importância que cada um deles possuem no momento da decisão. “Aqui é uma visão prévia que eles podem tomar como base, para um momento decisivo. Essa participação, mostra também que, se bem aproveitadas, eles podem utilizá-las no currículos deles”, conta Ivanilton Batista.
Após a eleição, uma das assistentes sociais realizou de forma educativa a conscientização sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em seguida, foi realizada entre eles, uma escolha de cinco secretarias; Educação, Saúde, Esporte, Assistência Social e Cultura, onde cada estudante tinha como objetivo mostrar, também, as propostas para o município.
Uma das estudantes eleita, por eles como prefeita enfatizou a importância que sentiu durante a conferência. “Eu achei maravilhoso, até mesmo porque estamos passando informação para a todas as pessoas que estiveram aqui e, creio que eles estarão passando tudo isso para os amigos”, conta a estudante da Escola Estadual Joaldo Barbosa, Sandrine Freitas, 17 anos.
A secretária de Assistência Social, Polyana Ribeiro informou que essa Conferência de Política Livre é uma preparação para a Conferência da Criança e do Adolescente. “A próxima, acontecerá no dia 26 de maio, no nosso município. Ela, também é uma preparação para a conferência Territorial, Estadual e a Nacional”, finaliza Polyana Ribeiro.