Por intermédio da Secretaria de Governo e Gestão (Segov), a Prefeitura de São Cristóvão mantém o compromisso com a educação superior e os jovens da cidade através da disponibilização do transporte universitário. Com recursos próprios, a gestão municipal investiu somente até julho deste ano um total de R$ 1.198.940,64.
Embora não haja obrigatoriedade legal para a realização desse serviço, a administração municipal tem mantido esse apoio desde 2017 aos estudantes que buscam educação superior fora do município. Ao todo são 14 linhas de ônibus que atendem 629 alunos de toda São Cristóvão que estudam em instituições de ensino fora da cidade e nas academias de ensino superior localizadas há uma considerável distância da sede, como é o caso da Universidade Federal de Sergipe.
O secretário da Segov, Edson Fontes, declara que essa iniciativa representa um passo notável na promoção da educação e no apoio à formação dos jovens da cidade, ao investir recursos próprios para a garantia desse transporte. “Desde o início da gestão do prefeito Marcos Santana, que mantemos o transporte para o alunos do nível superior e que contempla um grande número de estudantes hoje. São várias linhas, tanto para estudantes de curso superior quanto para cursos técnicos”.
Universitários
Os transportes universitários garantem aos estudantes sancristovenses um horário regular, segurança e conforto na ida e na volta das instituições acadêmicas. Todos os dias, em determinados pontos previamente combinados, os alunos embarcam e vão em busca de um futuro melhor para cada um.
Sara Amanda Barros, estudante de Saneamento Ambiental no Instituto Federal de Sergipe declara que a iniciativa da prefeitura é válida e que auxilia no que diz respeito à segurança. “Eu acho ótimo, com certeza eu aprovo! Eu mesma tenho medo do transporte coletivo a noite, até mesmo viagens de Uber, e ter o nosso próprio transporte, somente com estudantes mesmo, que viajam com o mesmo intuito é mais tranquilo, além do ônibus nos deixar praticamente na porta de casa, moro aqui bem perto, então, para mim, é muito bom”.
Além do quesito segurança também comentado por Leonardo Teles, estudante de Enfermagem na instituição de ensino superior Estácio, foi destacado o quesito financeiro. “É uma grande ajuda, principalmente para quem não tem condições de estar pagando transporte todo dia. Além da segurança, temos um compromisso com um horário, algo que o transporte coletivo não nos dá certeza, né, diante de toda a situação que está ultimamente, entre outros fatores que eu considero burocrático, como a recarga da carteirinha, às vezes os créditos não entra no mesmo dia e “ficamos na mão”, então, esse transporte universitário veio para nos auxiliar mesmo, ajuda bastante”.
Pedro Santos, estudante de Ciências da Computação na instituição Universidade Tiradentes, também compartilha da mesma opinião dos outros estudantes em relação à questão financeira. “É muito bom para todos nós estudantes. Nem todos têm as mesmas condições financeiras para utilizar o transporte coletivo todos os dias, além da segurança é um conforto para nós também”, complementa.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão