Prefeitura de Telha adere a implementação da Base Nacional Comum Curricular
05/09/2017 -

Uma nova metodologia de ensino será aplicada nas escolas públicas sergipanas. Visando dialogar a criação de uma proposta única curricular, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação promoveu, na manhã desta segunda-feira, 04, no Del Mar Hotel, em Aracaju, uma reunião de lançamento da assinatura do termo de compromisso da nova "Base Nacional Comum Curricular e o Funcionamento da Escola Pública em Sergipe". 

O secretário municipal de Educação de Telha, Paulo Sérgio esteve presente na no debate a respeito da BNCC. Além dele, prefeitos, secretários municipais de educação, diretores de Diretorias Regionais de Educação e educadores estiveram presentes, colaborando com a construção da base que vêm sendo recebidas pelo Ministério da Educação.

"O seminário foi bem produtivo, pois é de suma importância conversarmos e proporcionarmos um ensino de qualidade para os alunos da rede pública. Colocando em prática tudo que debatemos aqui, vamos poder oferecer um ensino unificado, ou seja, o aluno terá a oportunidade de ter o mesmo aprendizado, seja ele na escola da rede pública ou privada", afirma o secretário municipal de Educação de Telha. 

Histórico

A Base é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A BNCC começou a ser construída em 2015 e está em sua terceira e última versão. Este documento já foi enviado para o Conselho Nacional de Educação, a quem cabe a aprovação final, e está recebendo contribuições em audiências públicas até setembro deste ano.

O documento estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera desenvolver pelos alunos ao longo da escolaridade básica. Orientada por princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. A Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.