A prefeitura de Pacatuba, através da Secretaria de Assistência Social, está disponibilizando um curso de Corte e Costura para 40 cidadãs da comunidade. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal e tem por objetivo ampliar a qualificação profissional para toda a população.
As aulas já começaram e estão sendo realizadas no prédio do antigo Peti, localizado na rua João José de Melo, ao lado do Centro de Referência e Assistência Social. “Começamos hoje (24) com duas turmas e nosso objetivo maior é oferecer a população oportunidades para que as pessoas possam ingressar no mercado de trabalho, seja em alguma indústria ou, até mesmo, em sua própria casa, abrindo o seu pequeno negócio. O importante é trabalhar e garantir renda pra família”,explica a secretária de Assistência Social, Faustilene Melo dos Santos.
A gestora ainda acrescenta que a ação faz parte do Projeto Mulheres Mil, que surgiu no município. De acordo com ela, muitas mães de família de Pacatuba ainda têm uma vida ociosa, o que prejudica o convívio e estrutura familiar. “Dando oportunidade para essas mulheres, estamos abrindo portas para um futuro melhor. Queremos oferecer caminhos para que o cidadão possa crescer com seu próprio esforço e estamos buscando isso através de uma administração mais humana, que investe na geração de renda e na qualidade de vida”, destaca a gestora.