Buscando aumentar a proteção e promoção da saúde das crianças, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a disponibilidade da vacina que protege contra a tuberculose, a BCG. Na capital, oito Unidades de Saúde da Família (USFs) dispõem do imunizante para as crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a BCG é uma vacina administrada ao nascer, porém pode ser aplicada antes dos 5 anos, para aquelas crianças que não foram vacinadas.
“Assim que nascem, os recém-nascidos recebem a vacina BCG para aumentar a proteção contra a tuberculose, mas também é possível receber a vacina até os 4 anos, 11 meses e 29 dias em uma das 8 USFs que dispõem do imunizante. Antes de sair de casa em busca da BCG, é necessário saber onde encontrá-la”, relata Larissa.
É possível encontrar a vacina BCG de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas seguintes USFs:
- USF Augusto Franco (bairro Farolândia);
- USF Celso Daniel (bairro Santa Maria);
- USF Dona Sinhazinha (bairro Grageru);
- USF Manoel de Souza (Conj. Sol Nascente);
- USF Amélia Leite (bairro Suíça);
- USF Carlos Fernandes, que está funcionando na Carlos Hardman (bairro Soledade);
- USF Anália Pina (bairro Almirante Tamandaré);
- USF José Calumby (bairro Jardim Centenário).
Além disso, na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, os bebês nascidos já saem imunizados com a BCG.
Doença
A forma pulmonar da tuberculose é a principal responsável pela transmissão da doença, cujo principal sintoma é a tosse frequente por três semanas ou mais, com produção ou não de secreção. O emagrecimento, febre vespertina e sudorese noturna também são comuns. O ideal é buscar atendimento médico para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, pois a tuberculose tem cura.
Fonte: SMS