Nesta quarta-feira, 29, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) apresentou o Agiliza Sergipe - Redesim - aos prefeitos e aos secretários de municípios que participaram do Fórum Estadual de Gestores Municipais para o Fomento das Atividades de Desenvolvimento Econômico de Sergipe promovido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).
Interativo e de fácil acesso, o Agiliza Sergipe é uma sistema interligado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Trata-se de uma ferramenta que faz a conexão entre os dados cadastrais dos órgãos de registro e de licenciamento que participam do processo de abertura, alteração e extinção de empresas.
“Sem o Agiliza, o empresário faz uma verdadeira peregrinação para abrir sua empresa. Além dos órgãos de registro como Jucese, Receita Federal, Prefeitura e Secretaria da Fazenda, muitas empresas, em alguns casos, precisam também do licenciamento da Vigilância Sanitária, Bombeiros e Adema. Com a implantação total do sistema, essa andança acabará”, explica o presidente da Jucese, George Trindade.
A Receita Federal já está 100% integrada ao Agiliza. O segundo passo é implantá-lo nas Prefeituras Municipais, sendo que quatro estão em fase de testes no sistema: Nossa Senhora do Socorro, Boquim, Canindé de São Francisco e Nossa Senhora da Glória. Vários representantes de cidades, presentes no Fórum Estadual, demonstraram interesse em aderir também.
Foi o caso de Tobias Barreto. “O desenvolvimento do polo de confecções em Tobias é enorme. Muitas empresas estão sendo constituídas lá. Com a Redesim, facilitará ainda mais a abertura. O empresário não precisará mais se deslocar várias vezes até Aracaju para tratar das documentações”, relata a secretária de Indústria e Comércio do município, Marly Barreto.
O presidente da Jucese ressalta que as Prefeituras não gastam nada com o Agiliza. Apenas passam por algumas mudanças de rotinas. Ao final de sua apresentação, George agradeceu a oportunidade de mostrar o sistema no Fórum Gestores. “Parabenizo Sérgio Reis, presidente da Codise, pela iniciativa de realizar o fórum. Esse evento fortalece ainda mais o diálogo sobre as políticas públicas para o desenvolvimento do Estado”, afirma.
“A Junta Comercial de Sergipe é um órgão importantíssimo. Parte dali o início de todas as empresas. A Jucese está fazendo um trabalho excepcional no sentido de diminuir a burocracia e o tempo para abertura dos negócios”, destaca Sérgio Reis.