Prevenção e diagnóstico precoce para HIV e Sífilis
Acácia Mérici
28/08/2014 -

A Parada do Orgulho LGBT de Sergipe será realizada no próximo domingo, 31, na Orla da Atalaia, em Aracaju, e vai contar com ações de prevenção e diagnóstico precoce realizadas pelo Programa Estadual DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Serão realizados Testes Rápidos gratuitamente na Unidade Móvel Fique Sabendo, além da disponibilização de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e material informativo sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

De acordo o gerente do programa Estadual DST/AIDS, Almir Santana, as ações realizadas neste evento têm o objetivo de passar a mensagem da prevenção não só para o público LGBT, mas, também, para a população em geral que vai assistir e prestigiar a Parada.

“A população LGBT, principalmente os homens que fazem sexo com homens, tem registrado maior número de pessoas contaminadas pelo HIV. Os jovens gays são os mais atingidos porque não estão usando a camisinha. Dentre os fatores que levam ao não uso do preservativo: a baixa autoestima, o preconceito e as atitudes discriminatórias”, disse Almir Santana.

O ‘Camisildo’, carro da SES em forma de camisinha, também estará na Parada do Orgulho LGBT de Sergipe, reforçando a distribuição dos preservativos, como acontece todos os anos.

“Está prevista a realização de 100 Testes Rápidos para detecção do HIV e mais 100 para triagem da Sífilis. Os casos, quando identificados, são encaminhados para a Unidade Básica de Saúde de referência do território onde a pessoa mora para confirmação do diagnóstico e início do tratamento. Os Testes Rápidos serão feitos em parceria com a Secretaria da Saúde de Aracaju”, reforça.