Professores da UFS decidem finalizar a greve
Portal Infonet
30/06/2014 -

Os professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que estão em greve há 28 dias, decidiram pelo fim da greve durante assembleia geral realizada nesta segunda-feira, 30. O retorno às aulas está marcado para o próximo dia 9 de julho.

 

De acordo com a presidente da Associação dos Docentes da UFS (ADUFS), Brancilene Araújo, os professores decidiram que será formada uma comissão para tratar da negociação junto à reitoria. “A nível federal não avançamos, mas aqui no Estado, ficou definido que será formada uma comissão de negociação para discutir a pauta de reivindicações com a reitoria da universidade. A primeira reunião está marcada para a próxima quinta-feira, 3, às 16h”, afirma.

 

Apesar do fim da greve, a categoria luta pela incorporação das gratificações no vencimento básico, piso no valor do salário mínimo do DIEESE correspondente a 1º de janeiro de 2014, interstício de 5% entre os níveis de carreira, reestruturação da carreira, além de melhores condições de trabalho.

 

Ilegalidade

 

O fim da greve foi definido após à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ,) que considerou ilegal a greve dos professores das universidades e institutos federais de ensino em todo território nacional. Na decisão, o STJ determinou o retorno imediato às atividades e uma multa no valor de R$ 200 mil a ser aplicada aos sindicatos, em caso de descumprimento.