Cansados da falta de compromisso do prefeito Lila Fraga, os professores da rede municipal de Lagarto decidiram ocupar na manhã desta segunda-feira, dia 21, a prefeitura da cidade para exigir a garantia de seus direitos. Até a presente data os professores de Lagarto não receberam o reajuste do piso salarial de 2014. O reajuste deveria ter sido pago em janeiro, conforme estabelece a Lei Federal 11.738/2008. Os educadores iniciaram paralisação nesta segunda-feira e segue com suas atividades paralisadas até a quinta-feira, 24.
Motivos da paralisação e da ocupação
Nas últimas audiências entre Lila Fraga e comissão de negociação do SINTESE, o prefeito havia se comprometido a pagar o reajuste do piso em julho e negociar a melhor forma para o pagamento do retroativo, referente aos meses de janeiro a julho.
Mas sem nenhuma justificativa o prefeito voltou atrás do que já estava acordado com a categoria. Lila Fraga apresentou uma outra propostas na qual a prefeitura só começaria a pagar o reajuste do piso em agosto e dividiria os sete meses de retroativo (janeiro a julho) em 12 parcelas, que começariam a serem pagas somente em janeiro 2015.
Não satisfeito com tamanho absurdo, o prefeito ainda pediu aos professores que escolham: receber o salário de dezembro 2014 ou o 13º salário. O Gestor Municipal se sentiu a vontade de propor tal despautério alegando que a prefeitura não tem recursos para cumprir com os dois pagamentos e propôs também que esta dívida já seja colocada no “pacote de parcelamento do retroativo”.
Os professores só desocuparão o prédio da prefeitura quando forem recebidos pelo prefeito Lila Fraga, a fim de que esta absurda proposta seja descartada e as negociações para o pagamento do reajuste do piso retomadas.
Professores de Lagarto ocupam prefeitura
21/07/2014 -
Outras Notícias