Com o objetivo de oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas, os parlamentares riachuelenses aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução nº 12/22, na sessão desta terça-feira, 22.
Segundo o texto do projeto, a partir da criação, será promovida a realização de cursos de ambientação aos novos vereadores, diretores e assessores parlamentares no início de cada legislatura. Além disso, serão fornecidos aos servidores e aos profissionais terceirizados, conhecimentos básicos para o exercício de funções diversas dentro do Legislativo e fora dele, quando em atividades voltadas para o público ao qual servem.
A estrutura da Escola do Legislativo conta com uma vasta equipe organizacional composta pela presidência, direção, coordenação pedagógica e de projetos, e conselho geral. Todos os cargos serão designados pelo presidente da Câmara e, apenas o conselho geral, terá que passar pela aprovação da Mesa diretora, pelo diretor jurídico, pelo diretor administrativo, pelo assessor legislativo e pelo diretor da Escola. O projeto pedagógico da Escola será executado com o apoio da Associação Brasileira das Escolas e de Contas (ABEL).
O autor do Projeto, o vereador Marcondes Hipólito (PDT), ressaltou que a propositura dispensa qualquer justificativa devido a sua importância, mas complementou que a Escola aproximará o cidadão das atividades parlamentares e administrativas do setor público. “Estamos certos de que, com a aprovação deste Projeto, mais um passo é dado em favor da renovação do Poder Legislativo de Riachuelo, possibilitando o surgimento de ideias inovadoras decorrentes da aproximação da sociedade ao poder público”, disse o parlamentar.
Cientes da importância da Escola para os jovens riachuelenses, os representantes do Legislativo riachuelense citaram a Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, como um exemplo de resultados significativamente positivos para a sociedade, tendo como base as práticas educacionais da Escola e os serviços que são ofertados para os assistidos.
Fonte: Ascom CMR