Na manhã desta quinta-feira (07), a Prefeitura de Neópolis, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, presenciou a realização de um grande sonho para a população do povoado Betume e adjacências. Iniciando as inaugurações do ano, o governador Jackson Barreto, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, assinou o convênio na região para a implantação do Plano de Negócios de Piscicultura Intensiva em Tanques Rede – o Projeto Dom Távora.
A região do Baixo do São Francisco possui uma cultura muito forte do cultivo de peixes, fonte de renda de diversos pequenos produtores. O projeto Dom Távora foi firmado com a Associação de Pescadores Evangélicos do Betume, promovendo o cultivo de tilápias no sistema de tanques redes para o coletivo de trabalho. Cofinanciado pela Fida, o orçamento do Dom Távora no povoado é de R$ 300.617,00.
Segundo a descrição do projeto, o foco é desenvolver os negócios agropecuários e não agropecuários, por meio de financiamento de planos de negócios para associações e cooperativas do cultivo familiar, fornecendo melhorias na qualidade de vida dos beneficiários em situação de risco e vulnerabilidade social. No total, o convênio beneficia 20 famílias do povoado Betume.
Além do povoado neopolitano, produtores dos municípios vizinhos também poderão desfrutar do Dom Távora, são eles: Brejo Grande, Canhoba, Japoatã, Ilha das Flores, Pacatuba e Santana do São Francisco. Os Planos de Negócios visam promover outras práticas de cultivo e produção artesanal, fazendo com que diferentes economias sejam fortalecidas, com a extensão do número de beneficiados.
O prefeito de Neópolis, Amintas Diniz, acredita que o projeto aumentará não só a renda familiar, mas também o cultivo de forma macro, já que a projeção inerente à proposta do Dom Távora fortalece a possibilidade de comércio dos pequenos produtores. Outro grande benefício está na ação social que, junto ao trabalho, consegue modificar o estilo de vida e a carreira do agricultor.
Durante toda a gestão, o prefeito Amintas e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Augustinho, tem intensificado a atenção para os pequenos produtores. São ações voltadas para a piscicultura, cultivo de sementes, capacitação do profissional e busca de parcerias para amplificar o poder de comércio do trabalhador.
Projeto Dom Távora foi implantado no povoado neopolitano do Betume
07/01/2016 -
Outras Notícias