Projeto escolar ‘Visita à casa do povo’ leva estudantes do Colégio Estadual General Calazans à Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
04/09/2023 - 16:24:27

Para aprimorar e promover o exercício da cidadania, o Colégio Estadual General Calazans, localizado em Nossa Senhora das Dores, circunscrita à Diretoria Regional do Médio Sertão Sergipano (DRE5), realizou o projeto “Visita à casa do povo”, que ofereceu a 45 estudantes do 2º ano do Ensino Médio a oportunidade de obter contato direto com as instituições que compõem o Estado, especificamente com o Poder Legislativo de Sergipe por meio do acesso à Assembleia Legislativa (Alese), no município de Aracaju. 

Os estudantes também conversaram com os representantes políticos presentes para conhecerem e entenderem a história política do estado e a importância da casa para a política sergipana. Além disso, eles utilizaram o conhecimento prático como recurso didático para a compreensão da sociedade política, atividades políticas, poder político, responsabilidade política e participação política do Brasil e de Sergipe.

O projeto foi dividido em duas etapas diferentes. Na primeira etapa, os alunos conheceram a Escola do Legislativo e como acontece seu funcionamento. No segundo momento, os estudantes tiveram a oportunidade de acessar a plenária da Alese e assistir à sessão do dia com os deputados presentes na Assembleia. Durante o segundo momento, os deputados foram sabatinados pelos alunos, que tiveram suas dúvidas sobre políticas e debates esclarecidos. Por fim, eles fizeram uma visita aos prédios históricos da antiga Assembleia e do antigo Palácio do Governo Executivo, situado na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju.

Um dos alunos presentes na visita ao Poder Legislativo foi Levy Pabllo, do 2º ano B, afirmou que essas visitas fortalecem o interesse dos alunos em aprenderem sobre políticas públicas. “Estou conhecendo um pouco mais da história do estado de Sergipe e me encantei em saber que nós jovens, um dia, podemos chegar e fazer parte dessa história ao fazer uma política nova pautada em ajudar a juventude, de forma honesta”, finalizou Levy.

A “Visita à casa do povo” foi idealizada pela professora de sociologia do General Calazans, Raquel Santos Sousa, para possibilitar o conhecimento das ciências humanas no processo de ensino-aprendizagem, a partir da vivência prática como meio de aproximar o público estudantil da história política sergipana pelo poder legislativo. Além disso, foram explicados os principais conceitos sobre política, Estado e poder para ser possível desenvolver o senso crítico, social e político dos alunos por meio do contato direto com os poderes do Estado. Já é o segundo ano que a escola leva os estudantes para obterem o contato com essa plataforma de poder.

“A Escola do Legislativo tem um trabalho muito importante nesse sentido de abrir oportunidades para que os alunos tenham uma experiência mais próxima com a história política de Sergipe e a aproximação com os deputados para acompanharem como o legislativo funciona na prática”, explicou Raquel.

 Já a diretora do General Calazans, Claudia Damasceno, reforçou que a escola tem se destacado com diversos projetos como esse, tanto no primeiro, quanto no segundo semestre de aulas. “Estamos muito contentes, pois movimentos como esse da visita à casa do povo, engajam e motivam os alunos. Temos feito de tudo para que os alunos tenham essa motivação, até mesmo por meio de trabalhos de monitoria, visando a entregar algo novo, diferenciado e que traga sentido ao aprendizado”, citou.

Ao fim da “Visita à casa do povo”, os docentes envolvidos discutiram com os alunos sobre o que aconteceu na viagem e o que mais gostaram, além de sugestões para as próximas viagens que farão à Assembleia Legislativa. Além disso, os alunos farão um vídeo para relatar os conteúdos apreendidos e para dar o feedback da viagem, e cada professor desenvolverá atividades de produção oral e escrita para o auxílio no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

 

Fonte: ASN