Propriá: Aelson Publicidade participa de audiência pública sobre Reforma Política
T.Dantas Comunicação e Marketing
11/05/2015 -

Nesta última sexta-feira, 8, o presidente da Câmara de Vereadores de Propriá, José Aelson (o “Aelson Publicidade”), participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sobre Reforma Política. Na ocasião, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB/PI), relator da comissão especial da Reforma Política no país, foi o convidado responsável por trazer a discussão a Sergipe, através de indicação da deputada estadual sergipana Sílvia Fontes.

 

“Foram abordados assuntos de extrema importância como suplência de senadores, representação partidária na câmara e mudanças no tempo de candidatura, entre outros. O relator prestou todos os esclarecimentos,  e respondeu aos questionamentos levantados na oportunidade”, destacou Aelson Publicidade, frisando que é fundamental que a sociedade se interesse pelo tema.

 

Entre os pontos já definidos da Reforma Política, foi explanada a mudança no tempo para filiação partidária, com a proposta de um prazo de seis meses para todos os candidatos. Hoje, o prazo é de um ano, a não ser que o interessado seja do Ministério Público, um magistrado ou policial. Com a Reforma Política, o prazo passa a ser igual para todos. Para mudar de partido, a proposta é que o prazo seja de seis meses antes do término do mandato. Também foi debatido o fim das coligações partidárias proporcionais para os legislativos federal, estadual e municipal.

 

Aelson contou que Marcelo Castro explicou, inclusive, a questão do voto chamado “Distritão”, através do qual são eleitos os deputados mais votados individualmente sem considerar votos em legenda, e do voto “Distrital Misto”, modelo defendido pelo relator, em que os estados são divididos em regiões e os eleitores de cada distrito dão dois votos: no candidato e na legenda. “Foi um encontro muito produtivo. Trata-se do futuro de nosso país. Sem dúvida, Sergipe precisa mesmo fazer parte dessas discussões”, afirmou o vereador.