Propriá: Aelson Publicidade se preocupa com situação precária dos perímetros irrigados
Vereador Aelson Publicidade
Vereador Aelson Publicidade
T.Dantas Comunicação e Marketing
15/05/2015 -

Durante sessão ordinária nesta ultima quinta-feira, 14, na Câmara de Vereadores de Propriá, o presidente José Aelson (Aelson Publicidade) fez um apelo à Comissão de Agricultura e Abastecimento da Casa, composta pelos vereadores Heldes Guimarães, Fernandinho Britto e Marcos da Silva Bezerra (Marcos da Feira). O parlamentar chamou atenção para o estado de calamidade em que se encontram os perímetros irrigados da região, situação que dificulta a subsistência dos pequenos produtores propriaenses.

 

“Os perímetros estão comprometidos, nenhum produtor vai plantar. A Comissão deve trazer o tema a esta Casa. Em Propriá, as compotas não abrem, não levantam. Hoje, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que é a 4ª Superintendência Regional, está vivendo de marketing. Estávamos presentes aqui na entrega das caçambas que seriam para ações rotineiras de operação e manutenção. Essas caçambas não funcionam, pois não há operadores”, lamentou Aelson Publicidade.

 

O presidente da Câmara lembrou ainda que a Codevasf possui três máquinas S90 que não servem, pois a lança não alcança os drenos e canais para limpeza. Ainda assim, a Companhia comprou mais três. “A empresa ganhou também licitação no valor de R$ 450 mil para limpar os canais. Vamos visitar os perímetros de nossa região na próxima semana e fazer um relatório para entregar ao Ministério Público Federal (MPF). Já encaminhei uma denúncia referente ao esgoto ao MPF e obtive resposta. Vou entregar relatório dessas licitações suspeitas da Codevasf. Por que apenas uma construtora ganha todas as licitações?”, questionou.

 

Aelson Publicidade frisou que desde a criação do perímetro que as bombas de irrigação são as mesmas. “O dinheiro vem, mas é mal distribuído. Só gastam com consertos. Estamos vivendo um período de calamidade pública e todos têm conhecimento da situação”, destacou. O vereador Fernandinho Britto julgou pertinente a preocupação do colega parlamentar, sugerindo, inclusive, que o Promotor Federal presente no município fosse convidado a visitar também os perímetros.

 

O vereador Samuel da Cunha afirmou que a situação é pior do que se apresenta, já que está havendo até reaproveitamento de água que sai dos lotes. “A bomba que puxa água do rio está quebrada. Temos que tomar uma atitude. Aqui tem Comissão, essa situação deve ir para a imprensa e o relatório deve ser enviado a Brasília para conhecimento do Ministério”, destacou. Aelson concluiu reforçando a necessidade da visita aos perímetros e da elaboração de um relatório junto aos técnicos da área.