Nesta última terça-feira, 10, a sessão na Câmara de Vereadores de Propriá foi especial e emocionante. O cidadão propriaense José Antonio Silva, conhecido como Zezinho da Maçã do Amor, recebeu o Título de Honra ao Mérito, e o Padre Clebson Ferreira Moura, por sua vez, recebeu o Título de Cidadão Propriaense, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A iniciativa das homenagens foi do vereador Fernandinho Britto, através do Decreto Legislativo nº 6/2014, aprovado por unanimidade. Durante a solenidade, familiares e admiradores dos homenageados lotaram o auditório do plenário.
Marcaram presença a diretora administrativa do Colégio Nossa Senhora das Graças, Irmã Madalena; o Bispo da Diocese de Propriá, Dom Mário Rino Sivieri; o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Antonio Graça; a Secretária de Assistência Social, Jaldilene Florentino; a madrinha do Padre Clebson, Edite Oliveira Aragão; o ex-vereador Antonio Walfran Braga; a vice-prefeita Josilene dos Santos Lima (Ninha da Feira), o Secretário do Conselho da Paróquia de Propriá, Otávio Costa Neto; a chefe administrativa do Ministério do Trabalho em Propriá, Michelle Cury, e o fotógrafo Rômulo Costa.
O Padre Clebson agradeceu as manifestações de carinho e enfatizou ainda que, nesses dois anos em Propriá, foi muito bem acolhido pelo povo. “Hoje é um momento de grande honra para mim. Pertencer a um lugar é motivo de muita alegria e muita responsabilidade, pois significa que o povo de Propriá diz ‘Nós reconhecemos que o Padre Clebson é um de nós’. Quando criança, eu sempre ouvia falar de Propriá como a princesinha do Baixo São Francisco, até que certo dia tive a honra de vir a Propriá, como diocesano. Três coisas me encantaram: a primeira foi olhar a Catedral, a segunda foi me deparar com a beleza do rio, e a terceira tem se dado de modo particular no decorrer dos últimos dois anos à frente da Paróquia de Santo Antônio de Propriá, que é o encantamento contínuo com o povo daqui”, ressaltou.
O sacerdote também agradeceu aos vereadores pela homenagem, e disse que acredita que é possível fazer a diferença no mundo. “Acredito nos senhores vereadores. Para isso foram eleitos. Podemos buscar sempre o melhor para o povo de Propriá, de imenso potencial. A nós, basta confiar e fazer a nossa parte. Contamos com vocês para o desenvolvimento de nossa cidade; vocês são representantes do nosso povo e jamais podem esquecer isso. ‘A quem muito foi dado, muito mais será cobrado’. Agora, meus queridos conterrâneos, sou propriaense titulado”, pontuou Padre Clebson.
Os vereadores Elenita Moura (“Branca Enfermeira”), Genival Moreira, Luã Vieira, Samuel da Cunha, Evaldo Rodrigues (“Nego de Marli”), Heldes Guimarães, Jurandy Sandes e Fernandinho Britto usaram a palavra para reforçar a importância do Padre Clebson para a comunidade. “Quando o vereador Fernandinho trouxe essa propositura do Título de Honra, prontamente aprovamos, porque vimos nos olhos do senhor, Padre Clebson, um cidadão de bem que realmente mudou a história do município”, afirmou o vereador Jurandy Sandes. O parlamentar ressaltou ainda que se emocionou com o Título de Honra ao Mérito concedido ao propriaense José Antonio Silva.
Fernandinho Britto falou sobre os homenageados. “Zezinho tem uma alegria no coração e uma vontade enorme de ajudar. Em nenhum momento ele pensa primeiro no seu próprio bem, mas sim em ajudar o próximo. Tenho certeza de que esse Título irá revigorar ainda mais o Zezinho e dobrar sua vontade de ajudar o próximo. Já o Padre Clebson conseguiu ocupar um espaço no coração de cada um de nós, encheu a igreja, resgatando fiéis que já não eram tão praticantes assim. E eu quero dizer que de parabéns mesmo está o povo de Propriá por ter dois filhos ilustres como o Zezinho e o Padre Clebson”, destacou o vereador.
O presidente da Câmara, vereador José Aelson (“Aelson Publicidade”), frisou que as pessoas estavam perdendo a fé em Propriá e até mesmo se afastando da igreja. A atuação do Padre Clebson, segundo o parlamentar, foi de extrema importância para que essa fé fosse resgatada. “O senhor, Padre Clebson, está indo até as comunidades onde as drogas estão dominando. Tenha certeza de que o que pudermos fazer enquanto vereadores, dentro de nossas limitações, faremos. Nós esperamos estar sempre juntos e que o senhor continue acompanhando a população”, concluiu.