Propriá: Vereadores participam da 1ª Conferência Regional da Saúde da Mulher
Da Assessoria
05/05/2017 -
 
O Conselho Regional de Saúde de Propriá, com apoio da Prefeitura, realizou nesta quinta-feira, 04, a Conferência Regional de Saúde da Mulher, nas dependências do auditório da Universidade Tiradentes (Unit). O evento trouxe como tema central  "Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade", para ser debatido com os  gestores da saúde, secretários municipais, servidores públicos, assessores técnicos e populações em geral de Propriá e mais 15 municípios que integram a regional do baixo São Francisco.
 
 
O ato, também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Propriá, José Aelson (PSD), dos vereadores Heldes Guimarães (PT) e Jairo do Bairro Matadouro (SD), e das vereadoras Branca Enfermeira (PRP) e Dilma da Colônia (SD). A Conferência teve como objetivo propor diretriz para a implementação da Política Nacional da Saúde da Mulher.
 
 
Ao ser questionado sobre o apoio do parlamentar na saúde do município, o presidente da Câmara de Vereadores de Propriá, José Aelson (PSD), se compromete em buscar melhorias no setor. “Contem com o Legislativo Municipal de Propriá no que for preciso para melhorar a saúde, nós sabemos que a cidade hoje vende e tem compromisso em oferecer saúde de qualidade aos demais municípios. Vamos acreditar, confiar e discutir. Propriá será referencial em saúde no baixo São Francisco, estaremos prontos para cobrar do Governo do Estado que faça sua parte, que até hoje tem deixado a desejar a Propriá e aos demais municípios", afirma José Aelson.
 
 
O parlamentar acrescenta, também que é importante existir a parceria " Estejamos todos juntos, sem racha, que assim conseguiremos o melhor para saúde do nosso povo”, endossou José Aelson, em seu discurso ao participar da mesa da cerimônia de abertura. 
 
 
Logo após os discursos de abertura, a Dra. Joélia Silva Santos ministrou a palestra com o tema principal: "Saúde das Mulheres: desafios para integralidade com equidade". Em seguida, foi abordado sobre os cinco eixos temáticos, que são: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres; Políticas públicas para Mulheres; e, Participação Social.
 
 
No período da tarde, foram separados cinco grupos para discorrer sobre os eixos temáticos da Conferência, em sequência, apresentação das propostas, eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde das Mulheres e encerramento com a entrega dos certificados. “Foi um dia muito importante para Propriá e para o baixo São Francisco, vamos esperar que venham bons resultados através das discussões. As propostas que lá surgiram vão ser avaliadas a nível estadual e nacional, é o futuro da saúde das mulheres.”, ressaltou a Vereadora Branca Enfermeira (PRP).