Queda de adutora: Ponte não passava por manutenção há 20 anos, diz CREA
Foto: ASN
Foto: ASN
A8 Notícias
12/05/2015 -

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE) inspecionou ontem (11), a ponte que se rompeu no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, onde passava a tubulação de duas adutoras responsáveis pelo abastecimento de água de 70% da Grande Aracaju.

De acordo com o presidente do CREA, Arício Resende, o levantamento prévio identificou que a ponte não passava por manutenção desde 1994. Quando o indicado era que os reparos fossem realizados, no máximo, a cada cinco anos. “Essa é a última data de manutenção que consta nos nossos registros. Então são 20 anos que a ponte não passava por manutenção. Uma ponte por onde passava 24h uma carga tão intensa de água, não poderia ter ficado sem reparo, sem uma responsabilidade técnica diante dela”, diz.

A suposição do órgão para o acidente é que houve o rompimento dos pilares de sustentação da ponte. “No momento do acidente passava 40 animais, era uma carga muito grande, mas mesmo assim, não acreditamos que a ponte se rompeu por causa do peso”, afirma o presidente do CREA.

Para confirmar as causas da queda da ponte, o CREA efetuará um laudo de avaliação com um a equipe de engenheiros especializada em perícia de estruturas de pontes. Segundo Arício Resende, a estimativa é que o laudo seja concluído em um prazo de 30 a 60 dias.

Diante dos acontecimentos, Arício lamenta a perda de uma grande obra da engenharia sergipana, que foi inaugurada em 25 de agosto de 1933. “É uma pena que uma obra deste porte com mais de 80 anos tenha se acabado. Uma estrutura histórica para a engenharia de Sergipe e se foi, assim, por falta de cuidados”, conclui.