Rafael Sucatão conhece projeto de reforma e ampliação da EMEF Maria Oliveira Santos
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
21/05/2024 - 13:04:23

Em visita à Secretaria Municipal de Educação, para tratar das ações desenvolvidas para melhoria da educação municipal, o vereador Rafael Sucatão a gestora da pasta, Deise Barroso,  apresentou o projeto preliminar de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Oliveira Santos.

De acordo com Deyse Carinne, arquiteta e urbanista da Semed, que também participou do encontro, o plano prevê a expansão da área construída da escola, passando de 6 para 8 salas de aula. Além disso, está prevista a construção de uma nova sala de atendimento individualizado e a cobertura da quadra poliesportiva existente.

Segundo a secretária, o município está dedicado a oferecer melhores condições de ensino e infraestrutura para os alunos da EMEF Maria Oliveira Santos. “Essa ampliação irá beneficiar diretamente a comunidade escolar, proporcionando mais espaço e recursos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas", afirmou Deise.

O vereador Rafael Sucatão, elogiou a iniciativa e reafirmou seu apoio ao projeto. "É muito importante que possamos investir na melhoria das escolas públicas da nossa cidade. Essa reforma vai trazer grandes benefícios para os 270 alunos atendidos pela escola, que já tiveram maior conforto, com a instalação do parque infantil e de climatização nas salas de aula. Mas a comunidade do Madre Paulina está crescendo e a escola também precisa, para atender a todos com uma boa estrutura, como nossas crianças merecem", afirmou o parlamentar.

Além de discutir os detalhes do projeto de reforma, o vereador também aproveitou a oportunidade para parabenizar pessoalmente a secretária Deise pelo prêmio "Inovacidade Smart City", concedido à Secretaria de Educação pela implantação do sistema de reconhecimento facial nas escolas da rede municipal a fim de monitorar a frequência dos alunos e comunicação com pais e conselho tutelar, também intervir e mobilizar famílias para garantir a presença dos alunos nas salas de aula.

A secretária informou ao vereador que, além de integrar informações com programas sociais como o Bolsa Família, alimentação, transporte escolar, gerenciamento de recursos humanos e fornecer dados para o Censo Escolar, exigido pelo MEC, este sistema também irá simplificar processos como matrícula online e uso de diário eletrônico. “Isso aproxima a Secretaria de Educação das escolas e da comunidade, permitindo uma intervenção mais eficaz para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Todos os alunos da rede estão cadastrados no sistema, e cerca de 74,32% registram presença diariamente por meio de reconhecimento facial, com planos de aumentar para 100%. Mais de quatro mil alunos utilizam o sistema, representando cerca de 65% do total de alunos”, informou. 

Rafael Sucatão acredita que ao alcançar 100% de participação, estará garantido um controle eficaz da frequência por meio do sistema. "Essa premiação é um reconhecimento do trabalho que a equipe da Secretaria de Educação vem desenvolvendo para modernizar a gestão das nossas escolas e oferecer serviços de qualidade para a população", concluiu o vereador.

 

Fonte: Assessoria