Reeleito presidente da Câmara de Riachuelo, Clécio do Central aborda trajetória no parlamento
Exercendo o quarto mandato, Clécio conduzirá os trabalhos da Câmara de Riachuelo no biênio 2023-2024
Exercendo o quarto mandato, Clécio conduzirá os trabalhos da Câmara de Riachuelo no biênio 2023-2024
04/01/2023 - 11:54:07

O vereador Clécio Carlos Santos Oliveira (MDB), o “Clécio do Central”, está no seu quarto mandato como representante do Legislativo riachuelense. Natural do Município, mais precisamente do povoado Central, localidade que firmou seu nome parlamentar, o vereador conquistou a reeleição para presidente da Casa para o segundo biênio (2023-2024) da Câmara Municipal. Nessa entrevista para nosso site, Clécio fala um pouco de sua história na vida pública e também do trabalho que tem feito à frente da Câmara para firmar uma boa relação com a atual gestão do prefeito Peterson Araújo, o “Petinho de João Grande”, seu colega de partido, no intuito de atender as demandas da população de Riachuelo.  

Sergipe em Foco: Presidente, como o senhor avalia a sua gestão à frente dos trabalhos na Câmara Municipal de Riachuelo nesses dois primeiros anos?


Clécio do Central – Avalio positivamente. Foram dois anos de muito aprendizado e troca de experiências com os meus colegas parlamentares. Venho conduzindo os trabalhos com muita responsabilidade e imparcialidade, colocando sempre a população riachuelense em primeiro lugar, afinal, foi exatamente para representá-los e sermos porta-vozes deles que fomos escolhidos para exercer este cargo.

SF: O senhor foi eleito por mais dois anos como presidente da Casa, levando consigo a mesma Mesa Diretora do Biênio 2021-2022. A que se dá tal feito?


Clécio – Sem dúvidas, a minha responsabilidade nesta condução. Procuro sempre ouvir as sugestões dos demais vereadores e acato sempre que possível para que tenhamos um convívio agradável. Como já vínhamos trabalhando nos dois anos anteriores, a formação da Mesa que conduzirá os dois anos seguintes, foi escolhida com muito diálogo. Destaco aqui a minha admiração e respeito pelo vice-presidente, Urbano Moreira; pelo 1º secretário, Ronaldo Raimundo, e pelo 2º secretário, Isley Oliveira. Eles são fundamentais nessa condução. Nossa ideia era exatamente continuar o que já estava sendo feito. Claro que precisamos melhorar alguns pontos e acrescentar outros porque nem tudo é perfeito. Quanto a isso, vamos alinhando no decorrer do ano.

SF: Sabemos que a união do Poder Executivo e do Legislativo é extremamente importante no desenvolvimento do Município. Com relação a esse elo, como essa ligação é vista pelo senhor?


Clécio – Nós temos uma relação bastante proveitosa com o prefeito Petinho. Temos vereadores da oposição, assim como temos os da situação. Costumo dizer que quando essa união é validada, ela é benéfica, não só para a comunidade como também para nós que a representamos. O papel que desempenhamos é muito mais do que cobrar e cobrar, nós também estamos diariamente fiscalizando e solicitando. Vemos que o nosso Município hoje está nas mãos de um prefeito responsável, que preza pela qualidade de vida do seu povo. Por isso, digo sem medo de errar, que estamos no caminho certo!

SF: Quais são os seus planos para 2023? O que a população riachuelense pode esperar para o Biênio 2023-2024?


Clécio – Muita produtividade e união! Desejo e espero que esse ano seja bastante positivo, que tenhamos sabedoria para olhar pelos menos favorecidos. Diariamente, estou nas comunidades atendendo os pedidos, levando as pastas responsáveis para que os mesmos sejam solucionados. Tenho certeza que esse será um ano muito próspero para o nosso Município.

SF: O resultado das últimas eleições foi positivo para os candidatos que o senhor apoiou. Podemos considerar que isso é uma resposta da população aos trabalhos do Legislativo e do Executivo?


Clécio – Sim, nosso trabalho foi muito bem reconhecido pela população. Os candidatos que apoiei obtiveram resultados bons, foram os mais bem colocados entre os outros candidatos. Claro que tudo isso é fruto de uma gestão que pensa no povo e que atende os seus anseios.

SF: Aproveitando o ensejo, sabemos que o senhor apoiou o atual governador Fábio Mitidieri e que o município de Riachuelo enfrenta sérios problemas com o abastecimento de água. Um dos secretários nomeado é o empresário Marcos Francos (Setur), pessoa esta que o senhor tem ligação. Já houve algum contato do senhor com eles para falar neste assunto da água?


Clécio – Até o momento não, mas vamos correr atrás numa situação mais oportuna. Sabemos deste problema que permeia nossa comunidade e não é resolvido. Mas também estamos cientes que o governador Fábio durante a campanha afirmou que pretende reestruturar a Deso, algo que trará grandes benefícios não somente para Riachuelo, como para todo o Estado. Independente disso, pretendo sim conversar ambos sobre o assunto.

SF: No que diz respeito às eleições municipais de 2024, o senhor pretende se candidatar a algum cargo público?

 
Clécio – Pretendo continuar lutando pelos direitos do meu povo. Se Deus me permitir, tenho planos de atuar novamente como vereador de Riachuelo. Tenho muito que fazer ainda pelos riachuelenses, mas o futuro a Deus pertence.

SF: Riachuelo completa 133 anos de Emancipação Política este ano. Como o senhor avalia o resgate das tradições culturais e históricas do Município pela atual gestão?

 
Clécio – A Prefeitura já anunciou que este ano teremos uma programação vasta, inclusive com artistas de renome nacional. Mas também sabemos que o resgate da cultura e das tradições não acontece apenas através dos shows e eventos. É preciso dar atenção aos grupos locais, como Dança da Peneira, Batalhão, Reisado, Taieira, Cacumbi, Samba de Rosa e Guerreiro. Eles representam a nossa história, a nossa tradição. São aqueles que fazem prevalecer a identidade do povo de Riachuelo. 

 

Da redação do 
Sergipe em Foco