Foi liberado no último dia 17 de setembro, o laudo com a conclusão sobre a assinatura do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, em um documento destinado ao PSB/SE, dando conta da renúncia ao cargo de deputado estadual nas eleições de 5 de outubro. A investigação feita pelo perito judicial (documentólogo), Genaldo Moura do Amaral, atesta ser “autêntica a rubrica”.
“Eu sabia que o resultado seria esse. Sukita assinou o documento comunicando a renúncia, na minha frente. A perícia foi solicitada para provar que o partido estava correto. De posse do parecer conclusivo assinado pelo perito judicial Genaldo Moura, vamos aguardar se o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai solicitar”, ressalta o advogado do PSB Sergipe, Jorge Rabelo.
De acordo com o documento, “é autêntica a rubrica questionada lançada no Termo de Renúncia, aqui acostado com anexo 3, de lavra atribuída a Manoel Messias Sukita, constituindo-se em eventual repulsa a uma mera negativa de autenticidade”.
Relembre
No último dia 09 de agosto, o ex-prefeito de Capela, acusado de desvio de recursos públicos, retornou à prisão por meio agentes da Polícia Federal. E antes disso, assinou documento renunciando à candidatura, mas no mesmo dia, a assessoria jurídica encaminhou outro documento mantendo.
Em entrevista recente ao Portal Infonet, Sukita disse ter como provar que a assinatura não é válida. A Executiva Estadual do PSB, que já havia acatado o pedido de renúncia, resolveu solicitar a perícia, que validou a assinatura.
A candidatura de Sukita continua sub judice no TRE/SE, após ter sido cassada por 7 x 0. De acordo com o advogado Emanuel Cacho, o Superior Tribunal Federal (STJ) estaria julgando o processo na última quinta-feira, 18, mas foi retirado de pauta.