Empreendedores individuais, micro e pequenas empresas terão oportunidade de participar da 9ª Rodada de Negócios de Petróleo, Gás, Energia, Mineração e Construção Civil. O evento que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, próxima quarta e quinta feira, no Hotel Prodigy, município da Barra dos Coqueiros. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de outubro, pelo site www.rodada.com.br
Segundo a analista Ana Nunes, gestora do projeto Petróleo e Gás, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Petrobras, até o momento 15 empresas ancoras já confirmaram a participação na Rodada. “São grandes empreendimentos, como a Petrobras, Vale, Energisa, que necessitam de uma grande quantidade de produtos e serviços, e muitas vezes sentem dificuldade de captar fornecedores”, destaca.
Caso de Sucesso
A Rodada de Sergipe já se transformou numa referência nacional pela forma como é organizada, permitindo que todas as empresas ofertantes inscritas tenham condição de sentar a mesa de negociação com os empreendimentos ancoras. “Já são mais de oito anos realizando a rodada, com uma média anual de 100 milhões de reais negociados em consequência do evento, totalizando mais de 800 milhões. Nossa expectativa para a nona edição é a melhor possível, inclusive de superar o volume de negócios gerados nos anos anteriores”, diz Ana Nunes.
Para a empresária Ana Mendonça, presidente da PENSE e integrante da Rede Petro Sergipe e Brasil, a Rodada gera várias oportunidades de negócios. “De todas as rodadas que participo a de Sergipe é a mais bem estruturada e organizada, temos condição de conversar com todas as grandes empresas ancoras e também com as ofertantes. O grande trunfo é poder conversar com todo o tipo de empresa que a gente tem interesse, podendo fazer negócio de todo o tipo. É uma rodada de grande sucesso”, destaca.
Prospectar mercado
A Rodada de Negócios é uma ferramenta bastante utilizada pelo Sistema Sebrae para estimular micro e pequenas empresas a prospectar mercado. A proposta é colocar na mesa de negociação proprietários e gerentes de micro e pequenas empresas ofertantes com representantes dos grandes empreendimentos ancoras. Os encontros são agendados previamente, facilitando a vida dos participantes, que podem se preparar para a negociação. Durante a rodada várias parcerias comerciais são firmadas, que acabam se transformando em negócios.
“Além dos encontros entre ofertantes e ancoras, também teremos encontros exclusivos para os ofertantes. Então, os empreendedores terão duas oportunidades de realizar negócios, com as grandes empresas e entre eles”, alerta Aladio Antonio, gestor do projeto petróleo e Gás pela Petrobras.
Vantagens
Uma das principais vantagens das micro e pequenas empresas ofertantes que participam de uma rodada é ter acesso aos responsáveis pelo setor de compras de grandes estabelecimentos ancoras. Num mesmo local, os participantes podem sentar a mesa para negociar com vários diretores e gerentes de grandes empresas. Além de poder tirar dúvidas sobre como se cadastrar nos portais de fornecedores desses empreendimentos.
Já às grandes empresas ancoras que participam de uma rodada tem acesso facilitado num mesmo local a centenas de potenciais fornecedores de bens e serviços, otimizando transporte e tempo. As empresas ancoras que participam tem condição de ampliar seu leque de empreendimentos ofertantes e orientá-los sobre como se cadastrar nos seus portais de fornecedores.
A realização da 9ª edição da Rodada de Negócios faz parte das ações desenvolvidas pelo projeto Fortalecimento do APL de Petróleo, Gás e Energia de Sergipe, Convênio Sebrae - Petrobrás. Mais informações podem ser obtidas na Unidade de Ação Coletiva Industria do Sebrae, pelos telefones (79) 2106-7737 e 2106-7700, email rodadadenegocios@se.sebrae.com.br . Apoiam a iniciativa a Rede Petro Gas Sergipe, Pense e Infonet.