Assim como os seres humanos, os animais de estimação precisam de cuidados com a higiene para se manterem limpos e, principalmente, saudáveis. O ideal, portanto, é que os pets tenham um período regular para tomar banho e, para isso, há tutores que preferem levá-los em pet shops e outros que preferem fazer essa higiene em casa. Para a parcela que prefere dar banho em casa, é preciso se atentar aos produtos utilizados, pois shampoos e condicionares de humanos não podem ser utilizados nos animais domésticos.
“O principal motivo para não utilizar produto humanos é o pH da pele. Enquanto o pH dos animais gira em torno de 6 a 7,5, os produtos humanos têm pH muito ácido, de 4 a 5,9, o que pode causar alergias, descamação da pele, e intoxicação”, alertou o médico veterinário Pedro Mascarenhas, docente do Centro Universitário Ages (UniAges).
Apesar de serem menos ‘'agressivos”, os produtos de higiene infantis também não devem ser utilizados, alerta o veterinário. “Alguns produtos infantis podem ser utilizados em cães por ter o pH neutro, já em gatos não é recomendado. O pH da pele do gato é mais alcalina que a do cão”, disse.
Sobre a frequência de banhos, o professor da Ages aponta que os cães e gatos devem tomar banho no mínimo a cada 8 dias, sendo ideal a cada 15 dias, a fim de não retirar a proteção natural da pele dos animais. No entanto, raça e características físicas e de rotina também devem ser observados.
“O banho em casa deve ser com produtos específicos, água fria ou morninha para que a pele do animal não resseque. Devemos tomar cuidado para não cair sabão nos olhos, cuidado pra não cair água nos ouvidos para evitar otites (inflamação dos ouvidos), secar bem o animal para evitar fungos e bactérias que podem causar problemas de pele”, orientou.
Para escolher bons produtos, Mascarenhas explica que os tutores devem procurar por marcas conhecidas e laboratórios idôneos: “Sempre que for comprar produtos para os animais de estimação, compre em casas de pet especializadas e confiáveis. Caso você tenha alguma dúvida sobre qual produto usar para o seu cachorro ou gato, consulte um veterinário, nada melhor do que um profissional para indicar o produto ideal”.
“Alguns animais são mais sensíveis a cheiros, podendo ter alguma reação alérgica ou não aceitar bem o produto. Portanto, o ideal são produtos sem cheiro ou com fragrâncias bem suaves. Os gatos são animais bastante sensíveis, tendo maior intolerância a cheiros que os cães. O banho em gatos deve ser sempre morno, tem melhor aceitação por eles”, finalizou Pedro Mascarenhas.
Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.
Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.
Saiba mais sobre a Ages em www.ages.edu.br
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Fonte: Assessoria