Salgado: Agentes de saúde realizam ações em combate ao mosquito Aedes Aegypti
15/02/2016 -
O mosquito Aedes Aegypti tem preocupado e colocado à população brasileira em estado de alerta. O motivo da presença dele tem causado diversas consequências na saúde do povo, a exemplo da Dengue, Chikungunya e Ziza Vírus. Em busca da eliminação desse vírus, a Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando diversas ações nos povoados e na cidade, para combater a proliferação do vírus. No mês de janeiro deste ano, a administração promoveu uma reunião com os profissionais de saúde para apresentar o Plano de Contingência Municipal da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. O encontro teve como objetivo dialogar com os profissionais sobre formas de como reduzir a infestação do vírus Aedes Aegypti no município.
Durante o encontro, foi debatido com os agentes de saúde sobre métodos de como reduzir e amenizar a presença do vírus Aedes Aegypti. Desde a última reunião com os profissionais, as equipes estão dividas em diversos povoados do município para combater o vírus. Na manhã desta segunda-feira, 15, os agentes comunitários deram continuidade às ações de combate à dengue e realizaram visitas e vistorias domiciliares no povoado Quitéria, em Salgado.
Além da visita às residências, a ação dos agentes de combate às endemias se estende na orientação e prevenção do surgimento de focos do mosquito. A secretária municipal de saúde, Sônia Maria informou que a população deve ficar atenta com as águas paradas e o acúmulo de objetos que resultam na proliferação do mosquito. “O trabalho é realizado em conjunto, os agentes de saúde estão realizando a parte deles que é de avaliar as residências e orientar as pessoas sobre como evitar a presença do mosquito. Mas cabe a população dá uma sequência nessa ação. É fundamental que todos busquem a cooperação com o trabalho dos agentes, ficando atentos às orientações e prevenindo a vinda do mosquito”, destaca.
Eliminação do mosquito
A melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do vetor, ou seja, eliminar o mosquito. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes. Para isso, é fundamental eliminar os criadouros do Aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos.
Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d'água e piscina, são fundamentais para esse controle.
Outras Notícias