Salgado: Secretaria Municipal de Saúde realiza caminhada em Combate à Dengue e à febre Chikungunya
Foto: Adailton Nascimento
Foto: Adailton Nascimento
T.Dantas Comunicação e Marketing
27/04/2015 -

A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última sexta-feira (24), o Dia D de Combate à Dengue e à Chikungunya. O evento teve como principal atividade uma caminhada com crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares. A ação aconteceu por volta 9h, onde realizaram uma concentração na praça de eventos Totonho Costa e percorreram as principais avenidas do centro cidade com destino ao Balneário Público.

Durante a caminhada foram distribuídos folhetos para a população como forma de conscientizar os moradores. Para dar uma segurança maior aos participantes da caminhada, uma equipe da Polícia Militar foi acionada.

O material educativo distribuído à população ensina como combater os focos do mosquito e orienta as pessoas a procurar atendimento médico imediato aos surgir os primeiros sintomas que são: dor de cabeça, nos músculos, juntas e olhos; febre alta, manchas vermelhas no corpo e falta de apetite.

Segundo a coordenadora de epidemia, Débora Reis “ A caminhada é um ponta pé inicial para que a população possa se preocupar mais, pois a saúde pública se faz com a responsabilidade individual e coletiva. Por isso,  realizamos essa primeira caminhada como forma de incentivar as pessoas em casa a ficarem atentas e alertas sobre o vírus e a febre chikungunya”, conta.

A secretária de saúde, Sônia Maria explicou como surgiu à ideia da primeira caminhada de combate a dengue e a febre chikungunya. “ O projeto faz parte do plano de contingência que a Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Prefeitura Municipal de Salgado, que implementou no propósito de retirar o município do médio risco de incidência da manifestação do mosquito da dengue”, declara.

Já para o responsável pelo Núcleo de Ademias, João Vieira “ O plano contempla a visita de 23 povoados que estão com um alto índice de manifestação. Para isso,  há um envolvimento com a equipe da Secretaria Municipal de Obras e a Secretaria Municipal da Educação para que possamos mobilizar a cidade como um todo para então, realizar um trabalho não individual, mas coletivo”, explica.


Durante a campanha cerca de sete escolas participaram da caminhada educativa, em combate a dengue e o vírus Chikungunya. Segundo a secretária Sônia Maria, os alunos são o público alvo da campanha, por serem crianças e adolescentes e terem uma facilidade de absorver as ideias e colocarem em prática. “O plano contempla uma ação voltada para os alunos, os quais estão sendo o nosso público alvo. Para isso, realizaremos gincanas de redação, palestras nas salas de aula, campanhas com cartazes para que esses jovens possam se sensibilizar e levar essa informação obtida nas escolas para as suas casas”, comenta.

Boletim da Dengue

A equipe de saúde realizou visitas nos povoados do município, onde puderam constatar o alto índice de risco do vírus Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. Cerca de 23 povoados foram notificados, sendo eles: Vermelho, Nova Descoberta, Carro Quebrado, Camboatá, Quebradas II, Quebradas IV, Cacho, Cipó Branco, Água Fria, Saco Encantado, Matatas, Moendas de Fora, Arauari de Cima, Posto Fiscal, Quebradas I, Lagoão, Aboboras, Quitéria, Subricu, Faísca, Macedina, Cabral e Tombo.