A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) divulgou um boletim com o detalhamento dos impactos da seca em Sergipe durante o mês de novembro.
Os dados, extraídos do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), apontam para uma intensificação do cenário de estiagem em várias regiões do estado.
Segundo a Semac, a seca grave permanece no alto sertão sergipano, enquanto nos territórios do médio sertão, agreste central e uma parte do centro-sul houve expansão de seca moderada para grave. Já nas áreas do sul, Grande Aracaju, leste e baixo São Francisco, a seca passou de fraca para moderada em algumas localidades, mantendo-se fraca nos demais municípios dessas regiões.
De acordo com a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, as condições climáticas previstas para os próximos meses devem agravar o quadro. “Ressalta-se que a Região Nordeste está em seu período de estiagem. Diante disso, deverá haver o agravamento do cenário de seca nos próximos meses”, reforçou.
por João Paulo Schneider - Portal Infonet