Na última sexta-feira (22), a Prefeitura de Neópolis, através da Secretaria de Educação, realizou a audiência pública do Plano Municipal de Educação, que teve o objetivo de promover inovações que possibilitem melhorias no ensino municipal. Com a conferência, a população local podd interagir na execução do plano, fazendo uma construção democrática com a educação do município. O evento ocorreu na Câmara e Vereadores do município e contou com a presença da população, professores, equipe da Prefeitura e membros da Câmara Municipal.
O prefeito de Neópolis, Amintas Diniz, abriu o evento argumentando a importância do encontro. "A conferência possibilita que todos expressem seus anseios, modelando o plano de acordo com a realidade do município", afirmou o gestor. A secretária de Educação, Núbia Loz, explicou que as estratégias e metas do plano começaram a ser executadas em março de 2013. "Percorremos um longo caminho para elaborar esse projeto. Estamos muito feliz em poder compartilhar com a população e promover essa troca de ideias para melhorarmos ainda mais", finalizou a secretária.
Falando um pouco da sua experiência, a professora Josélia Ferreira pretende que, com o plano, as crianças possam ter melhorias tanto no ensino quanto na infraestrutura escolar. Já a secretária do Colégio Espírito Santo, Auxiliadora Vieira, acha que o avanço no ensino vai além do PME, ela clama por uma participação mais ativa dos pais nas escolas, pois é imprescindível a figura familiar na construção de uma educação eficiente.
O PME de Neópolis, quando posto em prática, durará o período de 10 anos (2015/2024). Houve amplo debate na leitura feita das metas e estratégias estabelecidas no plano, procurando efetivar uma melhor abordagem para a educação local. A previsão é que na proxima semana seja enviado o lá no finalizado para a Câmara aprovar, pois ja passou por todos os interessados. Com isso, as escolas neopolitanas já podem se adaptar ao plano.
Entendendo o PME
O Plano Municipal de Educação é elaborado em sintonia com o Plano Nacional de Educação (PNE). O plano usa o padrão nacional como ponto de partida, mas é moldado o mais próximo possível da realidade do ambiente ao qual se encontra. Para cada meta estabelecida - 20 metas, no total - elabora-se um conjunto de estratégias específicas. O importante é que o Plano deixe claro de onde partiu (diagnóstico), aonde quer chegar (metas), como quer fazer (estratégias) e como vai ser acompanhado (indicadores e processos de monitoramento e avaliação.
Todos os atores envolvidos no processo de construção do Plano Municipal de Educação estão contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da educação do seu município, do seu estado e do país. A consolidação da democracia, da inclusão social e da garantia do direito à educação de qualidade para todas as pessoas é garantida através do modelo. O desafio é grande, mas, no período de 10 anos, a educação trará uma nova realidade para a educação municipal.